Programa debate prós e contras da guarda armada

LAJEADO

Programa debate prós e contras da guarda armada

Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9, será apresentado ao vivo da câmara, com a presença de representantes do Executivo, Legislativo, dos órgãos de segurança e do empresariado

Por

Programa debate prós e contras da guarda armada
Agentes de trânsito passarão por qualificação para atuarem na guarda (Foto: Bianca Mallmann)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em discussão na câmara de vereadores há cerca de um mês, o projeto de lei que autoriza a criação da Guarda Civil Municipal será tema de debate no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9. A atração será transmitida direto do plenário do Legislativo e contará com a participação de nove entrevistados.

Pelo governo de Lajeado, autor da proposta, participam os secretários de Segurança Pública, Paulo Locatelli, e da Fazenda, Rafael Spengler. Presidente da câmara, Paula Thomas representa o Legislativo. Do empresariado, estarão no debate a presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Graciela Black, e o ex-presidente da Alsepro, Ito Lanius.

Já pelas forças de segurança, estarão presentes a delegada regional de Polícia, Shana Luft Hartz, e o tenente coronel Alessandro Bernardes, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar. Ainda, foram convidados o promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio Diefenbach, e o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Valmir José dos Reis.

Para Locatelli, trata-se de uma oportunidade única, visto o alcance da emissora com as transmissões em áudio e vídeo. “É muito importante para o município relatar as ações em prol da segurança da população. E o debate mostra o engajamento ativo de todos os segmentos da sociedade em melhorar cada vez mais a nossa cidade”, afirma.

Já Paula comenta que concordou em ceder o espaço pela importância do projeto para a comunidade de Lajeado. “Se trata de uma proposta onde existem diversos pontos a serem esclarecidos pelos autores. E caso necessário, que sejam feitas mudanças que atendam às necessidades da nossa cidade”, pontua.

Opiniões divergentes

A criação da Guarda Civil divide opiniões na cidade. Tanto nos bastidores do empresariado quanto na política. Na sessão desta semana, por exemplo, parlamentares tanto da oposição quanto da situação manifestaram preocupação com detalhes da proposta. Outros vereadores, no entanto, se mostram seguros em votar a favor.

O impacto anual previsto com a criação do órgão é de R$ 1,5 milhão, valor que diz respeito às despesas com pessoal e custos administrativos. Além disso, há também investimento na qualificação dos profissionais. A ideia é iniciar as atividades com 33 guardas, que já são servidores do município e passarão por curso de formação específica.

Os participantes

  • Alessandro Bernardes dos Santos – tenente coronel da Brigada Militar e comandante do 22º BPM;
  • Graciela Black – presidente da Acil;
  • Ito Lanius – conselheiro da Acil e ex-presidente da Alsepro por seis anos;
  • Paula Thomas – presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado;
  • Paulo Locatelli – secretário de Segurança de Lajeado;
  • Rafael Spengler – secretário da Fazenda de Lajeado;
  • Sérgio Diefenbach – promotor de Justiça de Lajeado;
  • Shana Luft Hartz – delegada Regional de Polícia Civil;
  • Valmir José dos Reis – secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais