A 24° edição da Feira do Livro de Venâncio Aires já começou. Com entrada gratuita em todas as atividades, a “festa da literatura” ocorre no Parque do Chimarrão e oferece diversas atrações para crianças e adultos, havendo espaço para a visitação das livrarias e prestigiar as apresentações culturais, palestras e bate-papos. O tema desta edição é “Ler Transforma”, evidenciando o poder da narrativa, ao mesmo tempo em que convida para uma imersão no mundo das histórias. A escritora porto-alegrense Letícia Wierzochowski foi escolhida patrona.
Na manhã desta quinta-feira, 24, os portões do Parque foram abertos às 8h, marcando o início da feira. Em seguida, os estudantes lotaram a sede do Morada Velha para prestigiar a apresentação e contação de histórias com Doutor Paracetamol Veríssimo e após, conferiram o espetáculo “Rolê a gente se entende” apresentado pela Cia Garagem de Teatro.
À tarde, as atividades recomeçam com contação de histórias com Doutor Paracetamol Veríssimo. Em seguida, acontece a peça teatral “Um doce de vó”, da Cia do Riso. Junto à Feira, também acontece a 12ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), que premiará os vencedores na categoria educação infantil no fim do dia e na sequência, apresentação da Banda da Escola Municipal Cidade Nova, às 19h30.

Foto: Divulgação
Uma programação diversificada promete enriquecer culturalmente a comunidade venâncio-airense neste fim de semana. No sábado, haverá um bate-papo com Letícia Wierzchowski às 16h30, onde ela discutirá sua obra “A Casa das Sete Mulheres”, seguido por uma palestra sobre o impacto da literatura em sua vida, às 17h30. Já no domingo, às 15h30, o escritor e colunista Fabrício Carpinejar vai marcar presença ao realizar uma palestra, seguida por um bate-papo às 16h30.
Além das livrarias locais, uma das novidades da edição é que o evento conta com um espaço dedicado à venda de livros usados, os sebos, que também poderão expor seus exemplares na feira do livro para comercialização.
O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com a unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Conselho Municipal da Cultura e segue até o domingo, 27.
Confira a programação completa
• Quinta-feira – 24/08:
8h – Abertura da feira e visitação às livrarias
8h – Contação de Histórias com Doutor Paracetamol Veríssimo
9h – Peça teatral “Rolê a gente se entende”- Cia Garagem de Teatro
13h30 – Contação de Histórias com Doutor Paracetamol Veríssimo
14h30 – Peça Teatral “Um doce de vó” – Cia do Riso
18h – Espaço Judô
18h30 – Premiação MOMPI
19h30 – Banda EMCMEF Cidade Nova
• Sexta-feira – 25/08:
8h – Abertura da feira e visitação às livrarias
08h30 – Contação de Histórias com Doutor Paracetamol Veríssimo
9h – Peça teatral “Rolê a gente se entende”- Cia Garagem de Teatro
13h30 – Contação de Histórias com Doutor Paracetamol Veríssimo
14h – Peça Teatral “Um doce de vó” – Cia do Riso
15h – Premiação MOMPI
18h30 Bate-papo Falas Transformadoras –
Pluralidade e Diversidade
Departamento de Comunicação e Marketing e Central dos Conselhos Municipais
• Sábado – 26/08:
10h – Abertura da feira e visitação às livrarias
11h – Contação de Histórias com Roger Castro
14h00 – Contação de histórias com Roger Castro
15h00 – Teatro “Os Lunáticos” – Grupo Companhia Re tri circo
15h30 – Sessão de Cinema
16h – Sarau literário com os escritores Venâncio-airenses
16h30 – Bate papo sobre A Casa das Sete Mulheres, com Leticia Wierzchowski
17h30 – “Como a literatura mudou minha vida” com Leticia Wierzchowski
• Domingo – 27/08:
10h – Abertura da feira e visitação às livrarias
14h00 – Contação de Histórias, com Roger Castro
14h – Convergência Literária – Escritores Vírtua
14h30 – Apresentação circense “La Perseguida” – Grupo Vagamundo
15h30 – Palestra com Fabrício Carpinejar
16h30 – Bate-papo com Fabrício Carpinejar Carpinejar
17h30 – Bate-papo com os escritores Venâncio-airenses
18h30 – Grupo Musical Uninter