Vereadores questionam criação de cargos no Executivo de Teutônia

POLÍTICA

Vereadores questionam criação de cargos no Executivo de Teutônia

Projeto que prevê a abertura de dois postos para operadores fica baixado para análise até a próxima sessão. Encontro também é marcado por denúncia contra subsecretário e esclarecimentos sobre comissão processante

Por

Atualizado quinta-feira,
10 de Agosto de 2023 às 08:16

Vereadores questionam criação de cargos no Executivo de Teutônia
Dos oito projetos em pauta na sessão da terça, sete foram aprovados por unanimidade (Foto: Jhon Willian Tedeschi)
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A sessão da câmara de vereadores na terça-feira, 8, teve oito projetos em pauta, sete deles aprovados por unanimidade. No entanto, os debates ficaram concentrados no único projeto que foi baixado para análise das comissões. Outra situação com destaque no encontro foi uma denúncia feita contra o subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Carminatti, acusado de maus tratos a cães abrigados no aterro sanitário do município.

Após a apresentação das medidas de controle de gastos pela vice-prefeita Aline Röhrig Kohl, na sessão do dia 1º, o pedido para criação de dois cargos de operador foi questionado por alguns parlamentares. “Esse projeto, nós da oposição consciente ainda estamos discutindo”, pontuou o vereador Hélio Brandão (PTB).

Ele mencionou se preocupar com as finanças do município, mesmo com a ponderação que os profissionais já são contratados como cargos de confiança (CC). “Será que é o momento de fazer isso?”, questionou Brandão.

Como argumento, citou a ordem de serviço publicada na última semana de julho, que determina o corte de diárias e serviços extraordinários, exceto em áreas essenciais e em casos de emergência.

O vereador Diego Tenn-Pass (PDT) pediu uma reanálise do projeto, aprovada por seis votos contra quatro. “Sigo o raciocínio de corte de serviços terceirizados, ainda que seja uma substituição de profissionais que recebiam um valor e os novos servidores vão ter um salário bem menor.” Ele solicitou mais uma semana para que se confirme a disponibilidade de maquinário aos operadores.

Caso de polícia

No uso da tribuna, a vereadora Neide Schwarz (PDT) apresentou um boletim de ocorrência onde aparece uma denúncia contra o subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Carminatti. De acordo com o relato, ele teria arremessado pedaços de madeira em cães abrigados no aterro sanitário do município, o que configuraria o crime de maus tratos. A reportagem fez contato com Carminatti, que não se manifestou até o fechamento desta edição.

Processo interno

Outra situação foi detalhada por Cleudori Paniz (PSD), presidente da comissão processante que vai investigar Claudiomir de Souza (União Brasil), acusado de usar diárias de forma irregular em uma viagem a Brasília em 2021. Souza tem até esta quinta-feira, 10, para apresentar defesa e as primeiras reuniões de trabalho ocorrem a partir da segunda-feira, 14.

Acompanhe
nossas
redes sociais