Região supera estimativa da declaração de Imposto de Renda

IRPF

Região supera estimativa da declaração de Imposto de Renda

Prazo encerrou dia 31 de maio. O tempo limite para pagamento da multa é de 30 dias

Por

Região supera estimativa da declaração de Imposto de Renda
Município com maior número de entregas foi Lajeado, com 28,6 mil declarações (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em quase todas as cidades da região, a entrega do Imposto de Renda ultrapassou a estimativa da Receita Federal (RF). O prazo encerrou dia 31 de maio com a média de entrega no Vale de 107,5%, o que corresponde a 87 mil declarações.

O cenário se repete em âmbito nacional. “Tanto o Rio Grande do Sul como o Brasil atingiram índice acima de 100% em relação ao número de declarações esperadas”, aponta o agente da RF de Lajeado, Antonio Timm.
A única cidade do Vale que não excedeu o cálculo da RF foi Pouso Novo, com 97,4% das entregas esperadas. Da estimativa de 275 declarações, foram entregues 268. O município com maior número de entregas foi Lajeado, com 28,6 mil declarações.

Contribuintes que eram obrigados a entregar a declaração, mas não fizeram estão sujeitos a multa de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido, com limite máximo de 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima aplicada é de R$ 165,74.

Declarações atrasadas

Caso a declaração esteja atrasada, a Receita orienta a preencher o documento e enviar utilizando os mesmos programas disponíveis (computador, versão online ou aplicativo Meu Imposto de Renda).
Ao transmitir a declaração, a notificação de lançamento e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) da multa por atraso serão gerados junto ao recibo de entrega. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após esse período, serão aplicados juros de mora, conforme a taxa Selic – a taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano.

Pendências

A Receita sugere, aos contribuintes que entregaram a declaração, que verifiquem se há alguma pendência. A consulta sobre a situação das declarações enviadas, dentro ou fora do prazo, pode ser feita via aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para instalação em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android ou Apple.

Além de exibir eventuais pendências na declaração e fornecer orientações para regularização, o aplicativo permite, também, gerar cópias da declaração e do recibo de entrega.

Acompanhe
nossas
redes sociais