Novo espaço do APL vai unir turismo e agricultura familiar

DESENVOLVIMENTO

Novo espaço do APL vai unir turismo e agricultura familiar

Local moderno e acolhedor impulsionará o turismo e valorizará os produtos locais

Por

Novo espaço do APL vai unir turismo e agricultura familiar
Espaço visa a venda coletiva de produtos coloniais e a acomodação de turistas (Foto: Divulgação)
Encantado

O Arranjo Produtivo Local (APL) das Agroindústrias do Vale do Taquari está prestes a finalizar a implementação de um novo espaço, localizado ao lado do Parque João Batista Marchese, em uma área estratégica com vista privilegiada ao Cristo Protetor e no caminho à Lagoa da Garibaldi. A estrutura de contêineres visa ser um ponto de referência para a comercialização dos produtos oferecidos pelas 30 agroindústrias associadas.

Segundo a coordenadora do APL, Eliane Kolchinski, o projeto foi idealizado há quase 10 anos. “Em 2022 recebemos um contêiner, da Associação Amigos de Cristo, e a prefeitura nos cedeu o lugar. Assim conseguimos efetivar esse espaço de comercialização coletiva”, revela. A área contará com banheiros, empreendimentos gastronômicos e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). “Nós teremos mais um contêiner que vai servir para área de sucos, lanches e acolhimento ao turista que desejar conhecer o nosso espaço e degustar os produtos coloniais”, detalha Eliane.

Atrativos turísticos

Com o sucesso gerado pelo Cristo Protetor, o APL pretende agregar ainda mais valor aos empreendimentos, transformando as agroindústrias e os cafés coloniais associados em produtos ou roteiros turísticos. O Secretário de Turismo do município e um dos apoiadores do projeto, Charles Rossner, exalta a iniciativa do APL. “A entidade já se posiciona há anos como um grande parceiro do setor e do desenvolvimento dos empreendimentos de Encantado. Com a consolidação de passeios como o Trem dos Vales, esse novo espaço se torna pró-ativo em receber visitantes, tornando-se um ponto de partida aos turistas”, explica.

Rossner ressalta que a posição estratégica do local se beneficia também do horário de funcionamento: sábado, domingo e feriados. “É importante conectar esse viés turístico e fazer ali um centro de informações. Então, no mesmo espaço, temos a oportunidade do turista conhecer os produtos da região, comprar e levar como recordação” salienta.

O sócio e proprietário da Dorf produtos lácteos artesanais (uma das agroindústrias associadas), Jackson Jacobs, expressa gratidão pelo ambiente. “É fantástico. Em termos de localização e estrutura não poderia ser melhor. Mesmo sem estar 100% pronto, já percebemos que é um lugar especial”, comenta. Para Jackson, a visibilidade proporcionada aos produtos comercializados, tanto pelo consumidor habitual quanto pelos turistas, é um dos pontos que diferenciam o lugar.

A previsão é que a estrutura esteja pronta no segundo semestre. O valor total da obra ainda não foi contabilizado devido ao processo ser realizado em etapas. O projeto é um apoio conjunto do APL com o Poder Executivo de Encantado, Associação Amigos de Cristo, Sicredi, Uergs, governo estadual e outras entidades que também auxiliaram na consolidação do novo espaço.

Acompanhe
nossas
redes sociais