Estudantes conhecem espaço de inovação e qualificação

EDUCAÇÃO

Estudantes conhecem espaço de inovação e qualificação

Turma do Rumo – Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho, visitou o Ceiteq em Estrela

Por

Estudantes conhecem espaço de inovação e qualificação
Visita ao Ceiteq marca o início das atividades externas do grupo de alunos (Fotos Luciane Eschberger Ferreira)
Estrela

Os alunos que participam da capacitação Rumo – Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho, do Grupo A Hora, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq), em Estrela. A visita faz parte do cronograma de aulas do Rumo e busca aproximar a teoria à prática.

O grupo foi recebido na tarde de segunda-feira, 5, pelo coordenador de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Daniel da Silva. Ele mostrou os espaços, no segundo piso do prédio da antiga Polar, como estúdio de gravação, sala de capacitação e hub de inovação. No local há todas as ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento pessoal e das empresas.

A titular da Sedis, Carine Schwingel, conversou com os alunos e ressaltou que o Ceiteq é o espaço para ajudar, especialmente, as pequenas empresas. “Queremos gerar mais empregos, mais oportunidades.” Por outro lado, a qualificação é importante. “Temos 370 vagas de trabalho, e pessoas que não conseguem emprego.”
Coordenadora do Ceiteq, a assistente social Raquel Zerbielli Brandão acrescentou que uma das questões mais citadas como impedimento para preencher as vagas é a falta de comprometimento. As capacitações vão ao encontro destas demandas.

A aluna do Rumo, Maria Gabriela do Couto, 15, gostou de conhecer o centro. “Aprendi sobre o mercado de trabalho, como se apresentar para um emprego. E aqui é um lugar para se qualificar de forma gratuita.”

Sobre a Polar

Na faixa de idade entre 16 e 18 anos, os jovens pouco sabiam da história da sede da Polar, que atualmente abriga o Ceiteq. O professor e jornalista Fabiano Conte, que ministra a capacitação Rumo, falou sobre a importância da empresa de bebidas para Estrela, assim como para o Vale. Também destacou a atitude da

Administração Municipal de Estrela em ter adquirido parte dos prédios e mantê-los como peça fundamental da história da cidade. Daniel observou que o espaço é de inovação e tecnologia, entretanto, a história está preservada.

Projeto

O programa Rumo se propõe a preparar 20 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas para o mercado de trabalho. Os adolescentes foram indicados pelas escolas de Lajeado e Estrela. As aulas começaram no dia 22 de maio e seguem até meados de setembro. Entre os conteúdos trabalhados em sala de aula ou em visitas técnicas estão comunicação, comprometimento, ética, respeito ao meio ambiente e gestão financeira pessoal.
As aulas ocorrem na Faculdade La Salle, todas as segundas-feiras à tarde. O curso é gratuito e os alunos ganham transporte e lanche.

Estudantes visitaram o Ceiteq e conversaram com a coordenadora Raquel Brandão (Foto: Luciane Eschberger Ferreira)

Acompanhe
nossas
redes sociais