Bratti Supermercado: uma história de coragem, superação e trabalho

Made In Encantado

Bratti Supermercado: uma história de coragem, superação e trabalho

Estabelecimento liderado pela empresária Vânia Pedó é conhecido por oferecer "a melhor carne para o churrasco"

Por

Atualizado terça-feira,
01 de Junho de 2023 às 09:35

Bratti Supermercado: uma história de coragem, superação e trabalho
Empresária tem dois filhos, Manuela, 8, e Arthur, 4. (Foto: Diogo Fedrizzi)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Nada resiste ao trabalho”. É com essa convicção que Vânia Pedó, 35, tomou coragem para encarar o desafio de assumir a administração do Bratti Supermercado em 2008. Nessa época, o namorado Luciano, que era o proprietário do estabelecimento, tinha outros projetos à vista e sinalizava com a ideia de vender o recém-construído mercado devido a dificuldades financeiras. Ao mesmo tempo, uma lesão na coluna o obrigou a ficar afastado das atividades profissionais.

Mesmo inexperiente no ramo, Vânia optou por manter as portas abertas até o casal definir o futuro. Recuperado da saúde, Luciano decidiu focar no confinamento de gado, enquanto ela assumiu a gestão do supermercado. “Eu não entendia nada do negócio. Fui fazendo o que era possível. Cuidava da limpeza, do caixa, sempre com a ideia de dar certo. O Luciano era muito realista sobre as dificuldades, mas acreditou em mim. Eu me apaixonei pelo negócio”, conta a empresária, que ainda hoje demonstra gratidão às pessoas que lhe ajudaram nos piores momentos. “Gente que nem conhecia confiou em mim, até com apoio financeiro. Sempre fui muito transparente e acredito que isso também contribuiu para que tivéssemos credibilidade”.

Filha caçula, Vânia cresceu ao lado dos pais e dos dois irmãos no interior de Coqueiro Baixo. A rotina da família estava envolvida com a produção agrícola. Falar em empreendedorismo era uma realidade distante na época, mas havia a convicção de que poderiam melhorar de vida a partir do trabalho. “Meus irmãos são referência para mim. A resistência para o negócio que tenho hoje é herança deles, principalmente, do mais velho, o Volmir. Desde criança, ele me encorajou a fazer as coisas, me mostrou que tudo dá. Foi meu norte para a vida”, reconhece Vânia, que saiu de casa para trabalhar numa empresa de costura em Nova Bréscia. Foi o primeiro e único emprego dela, até se mudar para Encantado e iniciar a trajetória no supermercado.

Com uma equipe de 15 colaboradores – a maioria permanece desde o início – o estabelecimento localizado na Avenida Antônio de Conto ganhou fama por oferecer “a melhor carne para o churrasco”. “Essa foi uma estratégia que deu certo. Quando o Luciano investiu no projeto do confinamento de gado, decidimos conciliar com o supermercado, e disponibilizar no açougue apenas a carne produzida por nós. Fizemos o abate uma vez por semana. Assim, garantimos o padrão de qualidade”, explica Vânia, que tem planos para investir em melhorias na estrutura da loja e proporcionar mais conforto aos clientes. “Penso em evoluir com a estrutura que se tem. Hoje trabalhamos em paz, temos o supermercado na mão. Olho para trás e vejo que toda essa caminhada trouxe uma evolução imensa, tanto profissional, quanto pessoal”, orgulha-se.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais