Suinofest e as autoridades

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Suinofest e as autoridades

Por

A principal feira da cidade do Cristo Protetor está melhor a cada edição. A presença das grandes marcas locais no setor de exposição e o sucesso do saboroso Salão da Gastronomia atestam o belíssimo trabalho realizado pelas equipes da ACI-E e do governo municipal, principalmente. Entretanto, e isso precisa ser devidamente exposto, o evento de abertura demonstrou que o Estado ainda segue um tanto distante do “Alto Taquari. E isso é preocupante. O sabor da comida e a beleza da feira não sentiram a ausência de nomes do alto escalão estadual, é claro. Mas, e para uma região que carece de altos investimentos e aguarda posicionamentos estratégicos por parte do executivo estadual, a distância precisa ser tratada com a devida atenção. Afinal, e isso é um mantra na política, quem não é visto e prestigiado também não será lembrado em momentos oportunos.

O governador não compareceu. Assim como nenhum dos secretários estaduais titulares – nem mesmo os três secretários com residência no Vale do Taquari. A região teve de se contentar com a presença dos famosos “adjuntos”. Menos mal que o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), mais uma vez prestigiou um evento regional. Assim como muitos prefeitos que integram a Amvat e, também, a Amat. Mas a ausência de agentes políticos do alto escalão do governo estadual virou assunto central. E, para muitos articulistas, a situação tem origem no fato de Eduardo Leite ter perdido – em número de votos – em quase todas as cidades do Vale. Eu custo a acreditar que o jovem político trabalhe – e decida – com esses dados debaixo dos braços. Eu prefiro crer em um eventual lapso. E torcer por novos movimentos já no próximo fim de semana.

Leite escolhe o novo PGJ 

Foto: MP-RS / Divulgação

O promotor de Justiça Alexandre Sikinowski Saltz (foto) foi anunciado neste sábado como o novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o biênio 2023-2025. A confirmação foi feita pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em sua conta pessoal no Twitter. A posse está marcada para hoje, às 14h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes. A decisão do chefe do Executivo estadual é correta. Saltz foi o mais votado na eleição interna do Ministério Público para escolha da lista tríplice. Mesmo assim, teve um gosto amargo ao Vale do Taquari. Afinal, o promotor Júlio César de Melo, natural de Lajeado, também fazia parte da lista e havia muita expectativa com relação ao nome dele.

Acompanhe
nossas
redes sociais