Humildade e persistência guiam Seu Dario à frente da Tabacaria Encantado

Made In Encantado

Humildade e persistência guiam Seu Dario à frente da Tabacaria Encantado

Um dos mais tradicionais estabelecimentos de Encantado completa 62 anos em 2023.

Por

Atualizado terça-feira,
01 de Junho de 2023 às 09:34

Humildade e persistência guiam Seu Dario à frente da Tabacaria Encantado
Aos 83 anos, Dario Hollmann ainda se mantém ativo na rotina da Tabacaria Encantado (Foto: Diogo Fedrizzi)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Honestidade e persistência são qualidades que Dario Hollmann, 83, segue à risca para administrar a Tabacaria Encantado, empresa que completa 62 anos no próximo dia 30 de junho e, desde 1961, atende no mesmo endereço, na Rua Júlio de Castilhos, no coração de Encantado.

“Eu não fui muito de planejar. Fui vendo as coisas crescerem, igual a plantar uma semente. Olho para trás e me sinto gratificado por tudo que construí”, orgulha-se Dario, um dos cinco filhos dos agricultores Oswaldo e Olinda, que nasceu no interior de Roca Sales e desde criança era apaixonado por vender frutas, ovos e até pipoca no intervalo das aulas. “Sempre tive espírito empreendedor”, afirma.

Dario foi o primeiro filho a sair de casa para trabalhar em um curtume na Cidade da Amizade. Nesse período, conheceu o empresário Otomar Von Müller, proprietário de uma ‘bomboniére’ em Estrela, que comercializava revistas, jornais, charutos, piteiras e bilhetes de loterias. Após lhe oferecer a representação comercial de alguns produtos para “ganhar uns pilas”, entre eles, as famosas cestas de Natal Columbus, Otomar propôs a Dario abrir uma Tabacaria em Encantado. “Alugamos a peça, trabalhamos meio ano juntos e depois segui sozinho. Ele foi um pai para mim”, reconhece. Os produtos mais vendidos, tão logo abriu as portas, eram as revistas Cruzeiro, piteiras, chocolates, bijuterias e loterias.

Aliás, as loterias marcaram história na Tabacaria numa época em que Dario pegava seu Fusca e se deslocava todas as semanas ao aeroporto Salgado Filho para enviar os cartões a São Paulo. Lá, os ‘volantes’ eram perfurados e, depois, retornavam para serem distribuídos aos apostadores da região. O maior prêmio entregue foi para um amigo que apostou na loteria esportiva. O valor correspondia a 150 carros populares. Outro morador de Encantado levou R$ 1,4 milhão na Dupla Sena. “É uma satisfação grande ter um cliente premiado”, conta o empresário, que também já foi contemplado com “um valor razoável”. Febre da época, as tradicionais raspadinhas chegaram a premiar 13 clientes com automóveis em apenas seis meses.

Gremista de coração, durante 30 anos, Dario foi o cônsul na cidade e ajudou a mobilizar os torcedores na Campanha do Cimento para concluir a construção do Estádio Olímpico. O primeiro jogo que assistiu ao vivo foi um clássico Grenal, vitória tricolor de 1×0.

Atualmente, a Tabacaria integra a rede Clip e oferece ampla variedade de itens, desde utensílios para a casa, escritório e brinquedos, além da lotérica. A filha Luciana é a responsável pela gestão, embora Dario permaneça ativo nos negócios. “Troco muitas ideias com ela, mas hoje prefiro cuidar mais da lotérica”, salienta.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais