16ª CRS pede que municípios mantenham ações de combate à dengue

SAÚDE

16ª CRS pede que municípios mantenham ações de combate à dengue

Das 43 mortes contabilizadas no Rio Grande do Sul, 10 ocorreram em municípios que pertencem a coordenadoria com sede em Lajeado

Por

16ª CRS pede que municípios mantenham ações de combate à dengue
Foto: Henrique Pedersini
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A direção e equipe técnica da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde solicitaram, nesta terça-feira, 6, que os municípios continuem com as atividades de fiscalização e conscientização para o combate da dengue no Vale do Taquari.

A solicitação ocorreu durante reunião para apresentação do cenário epidemiológico da doença. O encontro foi realizado no auditório da prefeitura de Lajeado, com participação de secretários de Saúde e agentes de combate à endemias das 37 cidades que integram a coordenadoria.

10 mortes confirmadas

De acordo com dados apresentados na reunião, os casos de dengue confirmados na região em 2023 correspondem a 18% do total no Rio Grande do Sul. Das 37 cidades, 28 já registraram ao menos uma confirmação do vírus transmitido pelo aedes-aegypti. Estrela, Encantado e Muçum são os municípios com maior números de casos. Em relaçao aos óbitos por dengue, são 43 em todo estado. Destes, 10 ocorrem na área de abrangência da 16ª CRS.

Para a Coordenadora Regional de Saúde do Vale do Taquari, Rafaela Fagundes, é fundamental que o enfrentamento a dengue ocorra durante todo o período. “Não queremos que as ações nas cidades sejam desaceleradas”, explica. Os representantes participaram se dinâmicas para compartilhar experiências no combate a dengue. A programação foi organizada pela equipe técnica da coordenadoria.

Ouça a entrevista na íntegra

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais