Pontos de entrega incentivam a reciclagem de resíduos

Conscientização

Pontos de entrega incentivam a reciclagem de resíduos

Materiais depositados em estrutura instalada na Secretaria da Educação serão reciclados e retornados em valores financeiros para a Liga de Combate ao Câncer. Inciativa é liderada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codemam)

Por

Pontos de entrega incentivam a reciclagem de resíduos
Ponto de Entrega permite a reciclagem de materiais recicláveis e retorno financeiro à Liga de Combate / Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância e necessidade do descarte correto de resíduos, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codemam) lança o projeto Resíduos pela Vida.
Uma das primeiras iniciativas foi a instalação do PEV, o Ponto de Entrega Voluntária,em frente a Secretaria de Educação e Cultura, assim como a conclusão de um folder digital com informações do projeto e divulgação. A atividade ocorre em parceria com a empresa recicladora Plastiweber de Feliz.

No local é possível fazer a entrega de materiais recicláveis como plásticos flexíveis, embalagens de alimentos secos e as sacolas de supermercados, garrafas pet, papelão e alumínio como latas de refrigerante e cerveja. Já o recolhimento acontece toda a semana.

Todos os materiais são encaminhados para reciclagem e com isso é gerado recurso financeiro que é repassado para Liga Feminina de Combate ao Câncer em dezembro. De acordo com a presidente do Conselho, bióloga Patricia Aguiar, diz que a iniciativa foi aprovada por todas as entidades que integram o conselho municipal.

Para ela, a iniciativa além de trazer benefícios ao meio ambiente, auxilia uma importante entidade da cidade, a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Além do Ponto de Entrega Voluntária, para celebrar o mês do Meio Ambiente, o Codemam desenvolve palestras nas escolas sobre a coleta seletiva.

Nova coleta seletiva

Em dois meses o Departamento Municipal de Meio Ambiente, vai encaminhar uma nova licitação para o recolhimento de resíduos. A medida deve acarretar em novos detalhes nos horários, pontos de coleta e abrangência.

O formato de coleta seletiva de materiais recicláveis foi implantado em janeiro deste ano. A proposta visa a separação correta de lixo orgânico, reciclável e rejeitos comuns e o depósito correto das lixeiras nos dias e horários de coleta. Em 2022 o município investiu R$ 2,1 milhões na coleta, por mês a média foi de 424 mil toneladas.

Além das palestras organizadas pelo Codemam, o município investe na substituição gradativa de lixeiras. A estrutura é mais protegida para que não haja invasão de animais de grande porte. Outra medida é a ampliação do roteiro do caminhão de lixo. Atualmente são três passagens nos bairros, uma passagem no interior e oito passagens no centro.

Acompanhe
nossas
redes sociais