Município projeta conclusão da ERS-482 para dezembro

Vale do Taquari

Município projeta conclusão da ERS-482 para dezembro

Rodovia é a principal ligação entre os municípios. Obra iniciou em 2022, após o convênio entre Estado e gestões de Capitão e Arroio do Meio

Por

Município projeta conclusão da ERS-482 para dezembro
Crédito: Divulgação
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ocorreu nesta semana a liberação do primeiro trecho asfaltado da ERS-482, na comunidade da Cascata. A rodovia é a principal ligação entre os municípios de Capitão e Arroio do Meio. No total, são 5,5 quilômetros até as divisas em direção à Arroio Grande, pavimentados com recursos dos governos municipais e Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer).

Em Capitão, o investimento estimado é de R$ 11 milhões na pavimentação. O convênio foi assinado no ano passado, e neste período a obra foi dividida em etapas. Conforme o prefeito Jari Hunhoff, a topografia e elevação em alguns locais dificultou o andamento dos trabalhos, pois exigiu deslocamento da rede elétrica e detonações.

Neste período, houve a conclusão de um trecho do Centro até o Dallas Country e nesta semana, outra extensão da antiga escola da Cascata até a Travessa Júlio Schnack. O próximo trecho a ser executado terá 1,4 quilômetros de extensão, a partir do acesso à Travessa Júlio Schnack, com regularização da base de brita graduada, nivelamento, ensaio de laboratório, teste com viga e colocação de concreto usinado asfáltico.

Quanto à ponte sobre o arroio da localidade, esta será executada na última etapa. No local, haverá um novo desenho da pista de rolamento e será necessária a colocação de novas galerias.

A projeção da autarquia e município é de concluir a pavimentação completa do trecho em dezembro. Até lá, restam duas etapas, a drenagem em 800 metros e a preparação da base asfáltica em mais 2,5 quilômetros.

A obra

Em Arroio do Meio, o asfalto da ERS-482 foi concluído até o acesso da rua Julio Schnack, em Arroio Grande. Agora, máquinas trabalham para conclusão do último trecho até a divisa na localidade da Cascata.

A obra é viabilizada por meio de um convênio entre Daer e o município. Pelo lado de Arroio do Meio, são 7,7 quilômetros e o investimento é estimado em R$ 13 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais