Município aguarda manifestação do IBGE após fim de prazo para busca ativa

Dados do Censo

Município aguarda manifestação do IBGE após fim de prazo para busca ativa

Pouco mais de 2,5 mil pessoas não responderam ao questionário da coleta feita pelo instituto na cidade

Por

Município aguarda manifestação do IBGE após fim de prazo para busca ativa
Crédito: Divulgação
Venâncio Aires

O Executivo de Venâncio Aires aguarda pela posição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com relação às 2.526 pessoas que manifestaram não ter respondido ao censo 2022.

Os números são resultados de uma força tarefa, elaborada pelo município, a partir de dados preliminares, apresentados pelo instituto, em março deste ano, que informava a população venâncio-airense atual de 68.444 habitantes.

Por acreditar que esse número era maior, a Capital do Chimarrão, assim como outros municípios do país, solicitou prorrogação no prazo para divulgação oficial do censo. Com o prazo estendido, começou um trabalho intenso de busca por quem não havia participado da pesquisa.

Esse prazo encerrou na última quarta-feira, 31, e os formulários com informações de quem se diz não entrevistado pelo censo foram repassados ao instituto.

Conforme a procuradora geral do município, Gisele Spies Chitolina, a expectativa era alcançar 2.776 habitantes que faltavam para a projeção do município em contabilizar 71.317 habitantes.

Esse número, conforme ela iria manter Venâncio Aires no índice 2,6 do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, que são para municípios com população entre 71.317 e 81.504 moradores. O índice é utilizado pelos governos Federal e Estadual para diversas abordagens, entre elas, repasse de recursos aos municípios.

O município também moveu ação judicial para suspender os efeitos da decisão do TCU, Tribunal de Contas da União, de implementar de imediato os números prévios que foram divulgados pelo IBGE.

“Vamos aguardar pela manifestação do IBGE que anuncia para o final do mês a divulgação dos dados do censo. Precisamos saber se os formulários da nossa busca ativa junto a pessoas que não tinham sido entrevistadas vão ser validade, mas acreditamos que de fato houve alguma falha, por diversas razões que impediram a contabilização do real número de habitantes. Se formos questionar a validade do censo realizado, é provável que tenhamos que entrar com uma nova ação, e isso poderá ser feito”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais