Há 20 anos, tragédia em Sério

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, tragédia em Sério

Por

Atualizado domingo,
04 de Junho de 2023 às 18:59

Um acidente de ônibus vitimava dois jovens na localidade de 7 de Setembro, município de Sério. Durante a madrugada, o veículo caiu em um barranco, numa altura de 20 metros, e capotou. Os irmãos Valdemiro (30) e Adolar Stoll (19) foram jogados para fora das janelas e esmagados. A condução retornava da Univates, com alunos, e levava 14 passageiros. Desses, seis ficaram feridos.

O enterro dos irmãos Stoll ocorreu no Cemitério de Santa Madalena, no interior de Sério, centenas acompanharam o velório. O acidente aconteceu numa das curvas da principal estrada de acesso à cidade, na época, de chão batido. Hoje, no local, existe uma santinha para lembrar a morte dos irmãos.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Enquanto isso…

Descoberta de uma nova organela – Vinte anos atrás, cientistas desvendavam uma nova organela dentro do núcleo das células humanas. Entre os pesquisadores, estava uma brasileira, da Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo identificava o retículo nucleoplasmático, que atuava no armazenamento de cálcio e na síntese de proteínas.


Inauguração do Banrisul

Vinte anos atrás, era inaugurado o primeiro banco fora da área central de Lajeado. O Banrisul abria sua nova agência no Bairro Florestal, na Avenida Benjamin Constant. A instituição começou a atender Lajeado em 1930, logo depois de ter sido fundada.

Em 2003, o prefeito da época, Claudio Schumacher, destacava o novo local da agência. Sediado no Centro Comercial Benjamin, esse espaço pertencia, no passado, à Parmalat. Por muitos anos, essa foi a principal arrecadadora de impostos de Lajeado. Para Schumacher, era positivo ver o espaço ser reocupado.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Há 50 anos

Nova ponte em Estrela

O governo municipal de Estrela iniciava a construção de uma nova ponte de acesso ao antigo Estádio Walter Jobim. Ele ficava no terreno onde funciona hoje o CTG Estrela do Rio Grande, nas proximidades do Arroio Estrela. Cinquenta anos atrás, a Ponte do Stangler estava interditada, então a nova ponte ligaria a rua Coronel Brito ao campo de futebol.

Mais tarde, esse estádio foi renomeado de Aloysio Valentim Schwertner e hoje está desativado. A ponte foi de fato erguida sobre o Arroio Estrela, mas a estrutura de madeira acabou sendo levada após consecutivas enchentes.

Do Vale ao Nordeste

Cinquenta anos atrás, o Vale enviava uma nova remessa de suínos para o Nordeste do Brasil. O primeiro envio tinha ocorrido no ano anterior, 1972, quando os animais foram transportados para a região Norte do país. Na época, a Rodovia Transamazônica estava sendo construída.

A iniciativa era encabeçada pelo Ministério da Agricultura, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Na ocasião, cerca de 95 animais reprodutores foram enviados.

Acompanhe
nossas
redes sociais