Uma sede para o APL das Agroindústrias

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma sede para o APL das Agroindústrias

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Arranjo Produtivo Local (APL) das Agroindústrias do Vale do Taquari finaliza a construção de uma belíssima sede junto ao Parque João Batista Marchese, uma área estratégica aos pés do Cristo Protetor de Encantado e no caminho à Lagoa da Garibaldi. A estrutura de contêineres é muito semelhante ao moderno “Refúgio do Lago”, o mais novo complexo gastronômico do Parque da Redenção, em Porto Alegre. A proposta do APL é criar um espaço para comercialização dos produtos oferecidos pelas 30 agroindústrias associadas. E mais do que isso. O ponto deve receber um local de acolhimento e convivência para os visitantes, além de banheiros, empreendimentos gastronômicos, e ainda um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

A conquista do espaço é uma luta antiga do APL. E vai coincidir com o aniversário de 10 anos da entidade – o arranjo foi criado em agosto de 2013. Sempre com o objetivo de valorizar os produtos locais, com ênfase nos alimentos produzidos pela agricultura familiar, a entidade também quer aproveitar a onda gerada pelo Cristo Protetor para agregar ainda mais valor aos empreendimentos. Ou seja, transformar as agroindústrias e os cafés coloniais associados em produtos ou roteiros turísticos. Para tal, o APL conta com o necessário apoio do Poder Executivo de Encantado, da Associação dos Amigos do Cristo, do Sicredi, da Uergs e do governo estadual, além de outras entidades que também auxiliaram na consolidação – e custeio – do novo espaço.


Natanael assume o PP de Lajeado

A convenção municipal do Partido Progressista de Lajeado ocorreu nessa sexta-feira, na sede da câmara de vereadores. Na ocasião, os filiados definiram a nova Comissão Executiva Municipal. Natanael dos Santos será o presidente para o próximo triênio (2023/2026), Márcio Aléssio o 1º vice-presidente, e Eliana Ahlert Heberle a 2ª vice-presidente. O evento contou com a presença dos vereadores Lorival Silveira, Alex Schmitt, Deolí Gräff e Mozart Lopes. Além do prefeito, Marcelo Caumo.


Oportunidades à Suinofest

A primeira edição da Suinofest pós-Cristo Protetor tem tudo para ser uma das mais visitadas da história. A tradicional feira comercial de Encantado inicia neste sábado, dia 3 de junho, e a cereja do bolo para atrair ainda mais turistas é o Salão Gastronômico. O espaço oferece mais de 50 opções de comida, com diversos cortes e pratos de carne suína, pizzas, polenta, queijos, salames e acompanhamentos, e tudo com muito vinho, espumantes, cerveja artesanal, sucos, refrigerantes e chás. Além de tudo isso, e pensando na família, também são ofertados chocolates, picolés, frutas em calda e geleias. É uma experiência única aos mais diversos paladares, e com potencial para ser melhor aproveitada pela comunidade regional.

Na manhã dessa sexta-feira, por exemplo, voluntários se reuniram para preparar a polenta que será servida durante o evento. O encontro em Linha Jacarezinho foi recheado de música, nostalgia e cultura. O preparo da especiaria italiana respeita as antigas tradições e pode virar um produto turístico. Afinal, não seriam poucos os visitantes de fora que gostariam de aprender um pouco mais sobre a produção da polenta e, ao fim da lida, ainda levar um bom punhado do alimento para oferecer aos amigos e familiares em casa? Para quem está acostumado, pode parecer algo banal. Para os demais, uma experiência única. E isso tem muito valor. Assim como outras tantas culturas gastronômicas “escondidas” pelo nosso riquíssimo Vale do Taquari.


TIRO CURTO

• O TJ/RS passou a oferecer a opção de pagamento via Pix para as guias de custas processuais. Era um pedido da advocacia gaúcha e de instituições ligadas ao sistema de Justiça. Agora é possível pagar em qualquer instituição bancária por meio de Pix. A funcionalidade faz parte de um projeto piloto e nesta primeira etapa é restrito a um grupo de processos selecionados.

• A inspiração para os rosários anunciados em Guaporé e Muçum está entre as cidades de Deir El Ahmar e Beshouat, na região de Bekaa, no Líbano, onde existe um santuário com 600 metros de comprimento e 59 capelas no formato das contas do terço.

• Em Teutônia, o Ministério Público abriu um procedimento administrativo após receber um abaixo-assinado contra poluição sonora. O suposto problema seria com motoqueiros que utilizam uma área na Rua Lourenço Griebeler.

• Nessa semana, em Estrela, a ausência – por motivos de saúde – da Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade(Sedis) Carine Schwingel tem gerado muitos burburinhos. Há quem diga, inclusive, que ela pode deixar o governo nos próximos dias. Aguardemos!

• O Ministério Público do RS lançou convite para a posse do novo Procurador-Geral de Justiça (PGJ). O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 6, em Porto Alegre. E o promotor Júlio Cesar Melo, natural de Lajeado, está muito bem cotado para ser escolhido pelo governador Eduardo Leite.

Acompanhe
nossas
redes sociais