Suinofest 2023 abre programação no Parque João Batista Marchese

Suinocultura

Suinofest 2023 abre programação no Parque João Batista Marchese

Após quatro anos, um dos principais eventos gastronômicos do RS está de volta. Programação se estende por três finais de semana

Por

Atualizado sábado,
03 de Junho de 2023 às 18:41

Suinofest 2023 abre programação no Parque João Batista Marchese
Crédito: Diogo Fedrizzi
Encantado

Teve início na manhã deste sábado, 3, no Parque João Batista Marchese em Encantado, a Suinofest, a maior festa gastronômica de carne suína do Estado. Reunindo diversas autoridades administrativas da região e do Estado, a abertura teve a fala do presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E), Álex Herol,d que ressaltou a retomada do evento.

“A Suinofest representa uma importante matriz econômica e social. Os desafios da produção sustentável de proteína animal no Rio Grande do Sul precisam de atenção. São mais de duas mil famílias que dependem dessa produção”, detalhou. Segundo ele a feira já movimentou mais de 10 milhões de reais na região.

De acordo com o coordenador de gastronomia da Suinofest 2023, Thiago Fachinetto, a previsão para este ano é de recorde no consumo em relação às edições anteriores, chegando a cinco toneladas somente de carne suína.

O evento é realizado a cada dois anos pela ACI-E em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Teve início em 1995 e já foram realizadas 18 edições. Na última edição, realizada em 2019, cerca de 32 mil pessoas passaram pelo parque. A programação conta com o Salão Gastronômico, Festival de Compras, Feira das Agroindústrias Familiares, Espaço Cultural, congressos e seminários, exposições de artesanatos, além de outras atrações para todas as idades.

O cardápio conta com mais de 50 itens, entre queijos especiais, vinhos e espumantes, doces, pizzas e demais acompanhamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais