Saúde da pessoa com deficiência é tema de debate em Lajeado

INCLUSÃO

Saúde da pessoa com deficiência é tema de debate em Lajeado

Univates sedia encontro que envolve três coordenadorias regionais de saúde

Por

Saúde da pessoa com deficiência é tema de debate em Lajeado
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado

Direção, equipes técnicas e profissionais da saúde participam do primeiro encontro macrorregional sobre saúde de pessoas com deficiência. A programação ocorre no auditório do prédio 11 sa Univates e mobiliza cerca de 200 pessoas.

A atividade é organizada pelas coordenadorias regionais de saúde de Lajeado, Santa Cruz Do Sul e Cachoeira do Sul. O objetivo é debater formas de qualificar o atendimento para pessoas deficientes na atenção primária.

Suzana das Graças Amaro é deficiente visual e presidente do conselho municipal de pessoas com deficiência em Lajeado. Segundo ela, trata-se de uma conquista a possibilidade de se debater com as coordenadorias regionais formas de ampliar o acesso qoa serviços para pessoas que tenham limitaçãdo ou impossibilidade de se locomover, enxergar, falar, ouvir entre outras necessidades especiais. “Estamos na sociedade, antes de termos deficiência, somos pessoas”, analisa a mulher que define ainda a mobilidade urbana como o principal fator a ser melhorado rm Lajeado para o público que ela representa.

A coordenadora regional de saúde de Lajeado, Rafaela Fagundes, enfatizou a importância dos debates e dos profissionais de saúde estarem mobilizados com a causa. “Debates importantes para a realidade de muitas pessoas”, analisa.

A programação se estende até por volta das 16h, com palestras e rodas de conversa.

Acompanhe
nossas
redes sociais