Retomada integral de obras na 386 depende de contratações

DUPLICAÇÃO

Retomada integral de obras na 386 depende de contratações

Pelo acompanhamento da CCR, há 150 operários em atuação no trecho de Marques de Souza a Lajeado em canteiros que chegaram a ter 600. Terceirizada busca fechar equipes para aumentar ritmo da duplicação em julho

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Atualizado sexta-feira,
02 de Junho de 2023 às 12:45

Retomada integral de obras na 386 depende de contratações
Duplicação ficou interrompida por 40 dias. Retomada foi em 19 de maio, com ¼ dos trabalhadores que iniciaram as obras em junho de 2021. Crédito: Filipe Faleiro
Vale do Taquari

Os efeitos da paralisação de 40 dias nas intervenções da BR-386 e a consequente desmobilização das equipes interferem sobre a velocidade das obras. O contrato entre CCR ViaSul, concessionária responsável pelos pedágios, e a Eurovias, responsável pelas melhorias na infraestrutura, voltou a vigorar na primeira quinzena de maio.

Na volta das equipes ao trecho de Marques de Souza a Lajeado, em 19 do mês passado, a dedicação inicial foi para serviços pontuais, como melhorias na sinalização das obras, limpeza em trechos, além da reorganização dos canteiros de obras. Conforme a CCR ViaSul, há pelo menos 150 operários em atuação. Número inferior na comparação com os primeiros anos de obras, quando se chegou a 600 trabalhadores. Em cima disso, há um esforço para recontratações.

A concessionária acredita que um ritmo mais elevado na duplicação seja percebido em julho. Neste momento, as obras estão concentradas em dez quilômetros, das imediações do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Lajeado, até Marques de Souza. O contrato prevê 165 quilômetros de novas pistas na BR-386.

Prazo perto do fim
As intervenções na pista começaram em julho de 2021. O prazo previsto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para liberar a primeira etapa da duplicação encerra no fim de julho.
Qualquer mudança no cronograma precisa de aprovação da agência. Em cima disso, a concessionária mantém conversas para prorrogar o prazo de liberação no trecho duplicado.
Sem a entrega da obra na data definida, a CCR ViaSul pode ser multada ou mesmo ter de reduzir o preço do pedágio. Essa decisão perpassa o detalhamento sobre as intervenções feitas até então, argumentos sobre os motivos do atraso e diretrizes plano de retomada da obra.
A CCR ViaSul venceu o leilão para gerir as BRs 386, 101, 290 e 448 em novembro de 2018. O contrato faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e a empresa terá que investir mais de R$ 7,8 bilhões durante os 30 anos de concessão. Nos primeiros 20 quilômetros de novas pistas, o montante investido se aproxima dos R$ 230 milhões.

Mudança no trânsito

O acesso ao bairro Olarias, em Lajeado, será modificado, passando a ser feito pela via marginal no sentido capital/interior. O desvio fica cerca de 700 metros antes do Country Clube. A ação se deve à evolução das obras da duplicação, onde ocorre a readequação do acesso existente.

Após a conclusão das intervenções, previstas para durarem cerca de 60 dias, o tráfego deverá ser normalizado no local. A concessionária destaca que todos esses locais terão sinalização reforçada. Ainda assim, a recomendação é de que os motoristas reduzam a velocidade na aproximação dos locais, respeitando a sinalização.

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