Lula vai nomear o próprio advogado para o STF

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lula vai nomear o próprio advogado para o STF

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Junho de 2023 às 07:02

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O presidente Lula vai nomear o próprio advogado pessoal para a nova vaga que se abre no Supremo Tribunal Federal (STF). A frase anterior, por si só, já causa um desgosto profundo ao necessário princípio da impessoalidade no poder público. Não é um fato inédito, é bem verdade. O mais recente ministro da Corte, André Mendonça, fez a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro como Advogado-Geral da União (AGU).

O ministro Gilmar Mendes também foi o AGU no governo de Fernando Henrique Cardoso antes de ser nomeado ao STF pelo próprio tucano. Dias Toffoli, da mesma forma. E Alexandre Moraes, todos lembram, era o Ministro da Justiça no governo temporário de Michel Temer. Mas quatro erros não formam um acerto. Pelo contrário. A sequência de atos imorais resulta na provável nomeação de Cristiano Zanin, o advogado pessoal de Lula desde 2013. Desta forma, é muito difícil levar a sério determinadas decisões do STF. Especialmente as recentes “descondenações” de notórios agentes políticos.


Política em Encantado

Vereador pelo PSDB, Cris Costa foi convidado pelo diretório municipal do PL de Encantado para concorrer na majoritária. O parlamentar ainda não respondeu aos líderes da sigla e segue analisando a proposta. Segundo informações de bastidores, o PL mira uma parceria com o PP. Se confirmada a aliança, é grande a chance de Costa ser o candidato a vice-prefeito em uma inédita dobradinha com o ex-prefeito, Paulo Costi (PP).

Entretanto, muitos apostam em uma chapa pura do PP, com Costi e o ex-vice prefeito, Enoir Cardoso. Jonas Calvi (hoje no PTB, mas com os dois pés no PSDB) também vai concorrer a prefeito. E o MDB estuda nomes para buscar a cadeira mais desejada da prefeitura. Entre os emedebistas cotados, destaque para Guto Mezzomo, a vereadora Yê, e até o vereador Marino Deves, que poderá ser convidado a integrar a sigla em função da estratégia do PP.


Turismo religioso em alta

A cidade de Muçum será abençoada com a construção de um imponente rosário. A informação foi divulgada em primeira mão nesta coluna, e a confirmação chegou na noite dessa quarta-feira. Os empreendedores são de Encantado e a aposta é forte no turismo religioso. Aliás, um segmento que tende a se consolidar cada vez mais em todo o Vale do Taquari.

Além do Cristo Protetor e do projeto de uma bíblia gigante, em Estrela, a região também se destaca com dezenas – ou centenas – de pequenas, médias e grandes igrejas nos grandes centros urbanos e nas extensas áreas rurais. E não é de hoje que os turistas buscam inspirações religiosas pelas nossas bandas. E eu não falei das mais diversas grutas em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• Em Encantado, e por ora, apenas uma chapa inscrita para a escolha da nova executiva do PP. Renato Dalberto é o candidato a presidente, Ramon Caumo é o vice, e Bruna Beiruth Floriano a postulante para 2ª vice-presidente. A escolha é neste sábado.

• Sobre o tópico acima, uma curiosidade. Renato Dalberto é corretor de imóveis na Imobiliária Conzatti, cujo proprietário é Rogério Conzatti, filho do saudoso ex-prefeito, Adroaldo Conzatti, e também presidente municipal do PSDB.

• Aliás, e ainda sobre o PSDB de Encantado, o evento de filiação do prefeito Jonas Calvi ocorre no dia próximo dia 23.

• Em Lajeado, o vereador Lorival Silveira (PP) assina requerimento para que a Mesa Diretora envie um ofício ao Corpo de Bombeiros da cidade. Em suma, ele quer informações sobre a situação e localização dos hidrantes instalados no município. Segundo o parlamentar, “o pedido das informações se justifica pelo relato da dificuldade de trabalho por parte de profissionais”, e teve como base a reportagem publicada no Jornal A Hora do dia 26 de maio.

• Errata: na edição de ontem, escrevi sobre os planos do PDT em Estrela. E escrevi que o advogado Paulo Argeu Fernandes, que concorreu a prefeito em 2020, havia deixado a sigla. Na verdade, ele continua filiado. E apenas deixou o diretório municipal.

• Ainda em Estrela, o governo municipal realiza solenidade de assinatura do projeto de expansão do sistema de videomonitoramento. O evento ocorre hoje, a partir das 9h, no gabinete do prefeito.

• Sobre sistemas de videomonitoramento, o governo de Lajeado também amplia a cobertura na área urbana. Nesta semana, por exemplo, foram instalados câmeras nos bairros Santo Antônio (em frente ao condomínio popular Novo Tempo, ao posto de saúde e à escola) e Centro (em frente ao Banco do Brasil).

• Em tempo, o Grupo de Escoteiro Tibiquary, de Lajeado, busca auxílio para a construção da sede própria. Eles estão pedindo a doação de pedras de areia. Cada unidade custa R$ 25. E o contato para ajudar é (51) 98222-3210.

Acompanhe
nossas
redes sociais