Estrela anuncia ampliação em videomonitoramento

Segurança Pública

Estrela anuncia ampliação em videomonitoramento

São dois novos pontos instaladas e um totem, além da implementação de um dispositivo de inteligência artificial para o cercamento eletrônico

Por

Estrela anuncia ampliação em videomonitoramento
Foto: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de ampliar a segurança da população, a administração do município expande as ferramentas de segurança pública. O sistema de videomonitoramento será expandido, com o uso de inteligência artificial para auxiliar o serviço. A assinatura do novo contrato ocorreu na manhã desta sexta-feira, 2.

As primeiras 24 câmeras foram implementadas a partir de 2017 e desde então a criminalidade nos 21 pontos monitorados caiu cerca de 75%. Nesta nova fase, são dois pontos, cada um com três câmeras instaladas, com possibilidade de aproximar a imagem em até 42 vezes, além do cercamento eletrônico. O sistema é utilizado também para apuração de ocorrências de trânsito.

Outra novidade é a instalação de totens de segurança. O primeiro deles será implementado na Escadaria, e no equipamento há um dispositivo para comunicação direta com a Brigada Militar.

“Queremos fazer um cercamento eletrônico da cidade e ir para o interior, com os principais acessos”, explica o secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva. Ele ressalta a importância de aumentar a segurança para os produtores rurais, com um planejamento de médio prazo.

Foram apresentados exemplos da funcionalidade do atual sistema, com crimes monitorados em tempo real pelas forças de segurança. Em dois momentos, as câmeras identificaram o momento das ações e ajudaram a elucidar os casos. A integração com Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal foi mencionada pelo secretário. “A parte investigatória interessa muito à Polícia Civil”, acrescenta.

As câmeras são instaladas pela DGT, de Novo Hamburgo. A empresa vai fornecer os equipamentos e prestar os serviços de manutenção periódica.

Foto: Jhon Willian Tedeschi

Acompanhe
nossas
redes sociais