Santa Clara do Sul lança livro histórico e aplicativo

TRAJETÓRIA RETRATADA

Santa Clara do Sul lança livro histórico e aplicativo

Apresentação ocorreu hoje a noite no Clube Centro de Reservistas. Objetivo é valorizar as história e envolver a população com meios tecnológicos

Por

Atualizado quinta-feira,
01 de Junho de 2023 às 20:50

Santa Clara do Sul lança livro histórico e aplicativo
Apresentação do livro e lançamento de aplicativo ocorreu no Clube Centro de Reservistas. Crédito: Gabriel Santos
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O primeiro livro de Santa Clara do Sul resgata fatos históricos da cidade, desde a colonização até as obras e acontecimentos mais atuais. O exemplar possui 10 capítulos e 260 páginas e foi idealizado pelo governo municipal com o patrocínio do Sicredi Integração RS/MG. A intenção é distribuir as edições em escolas, pontos turísticos e iniciar a comercialização na 5ª Santa Flor, em novembro.

O lançamento oficial ocorreu no Clube Centro de Reservistas para comunidade em geral, entidades, servidores e imprensa. O livro “Não estamos sozinhos – História de Fé e luta de Santa Clara do Sul” resume em uma narrativa lúdica os desafios da conquista do município desde a colonização, passando pelo combate dos colonos contra os Maragatos e pelo importante processo de emancipação.

Escrito pelo jornalista Eduardo Dorneles, do Estúdio Alfa, o livro também teve a colaboração de Patrícia Schneider, Neli Galarce Machado e Marcos Rogério Kreutz, da Univates. A obra contém um álbum com fotos que ilustram um pouco da história e do desenvolvimento do município ao longo dos mais de 150 anos de colonização.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, a idealização do livro de Santa Clara do Sul tem o intuito de promover uma conexão com a verdadeira essência do povo. “É uma forma de valorizarmos e eternizar fatos importantes e pessoas que contribuíram para que pudéssemos estar aqui hoje comemorando o desenvolvimento e a qualidade de vida da nossa terra”, enfatiza.

O aplicativo

O governo municipal anunciou o primeiro aplicativo da cidade. A ferramenta estará disponível nos sistemas operacionais Android e iOS a partir de hoje. A plataforma tem o objetivo de ampliar e melhorar a comunicação entre governo municipal e cidadão, reunindo informações úteis, desde horários de repartições públicas, comércio e pontos turísticos de forma didática através de qualquer dispositivo smart, como celulares e tablets.

O aplicativo é idealizado pela empresa e Cidade.App, de São Paulo. O sistema também possibilitará ao cidadão que faça suas manifestações ao poder público, sendo um canal importante de comunicação.

Acompanhe
nossas
redes sociais