Lajeado amplia sistema de videomonitoramento

SEGURANÇA

Lajeado amplia sistema de videomonitoramento

Instalação de três novas câmeras ocorre após decisão do Comitê de Segurança Escolar

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Junho de 2023 às 16:35

Lajeado amplia sistema de videomonitoramento
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado

Foram instaladas as três primeiras câmeras de videmonitoramento para oferecer mais segurança ao entorno das escolas de Lajeado. Dois equipamentos foram posicionados no bairro Santo Antônio, próximo ao Posto de Saúde e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Oscar Karnal, e a outra próximo ao residencial Novo Tempo. A outra câmera fica na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Alberto Torres, perto do Banco do Brasil.

Os locais foram estabelecidos pelo Comitê de Segurança Escolar, que envolve as secretarias municipais de Educação, Segurança Pública e outros departamentos da prefeitura de Lajeado. Trata-se de mais uma resposta após as ameaças de atentados em colégios da cidade, e acontecimentos correlacionados em outras regiões.

Foto: Henrique Pedersini

Serão instaladas outras 13 câmeras na próxima semana, em pontos que não foram divulgados. Atualmente, Lajeado contabiliza 48 equipamentos entre fixos, móveis e leitores de placas.

Conforme o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, trata-se de uma resposta para a comunidade do que foi debatido nas reuniões do Comitê de Segurança Escolar. “Buscamos trabalhar menos de forma intuitiva e mais de forma técnica. Os locais foram definidos por dados técnicos, priorizamos a análise de riscos e histórico de ocorrências”, explica.

O município analisa ainda estrurutas de monitoramento na parte interna das escolas, para dar mais segurança aos pais, alunos, professores e funcionários.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais