Dança Bom Retiro reúne mais de 1,7 mil bailarinos

EVENTO

Dança Bom Retiro reúne mais de 1,7 mil bailarinos

Evento é considerado um dos maiores do estado. A 9ª edição começa nesta quarta-feira, 31, e tem apresentações até domingo, 4 de junho

Por

Dança Bom Retiro reúne mais de 1,7 mil bailarinos
Nesta edição, serão 250 coreografias em 15 diferentes modalidades. Crédito: Divulgação
Bom Retiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Do balé clássico ao estilo livre, o Dança Bom Retiro é atração para todos os tipos de dançarinos. A 9ª edição do festival, que começa nesta quarta-feira, 31, reúne 1,7 mil bailarinos de 3 a 80 anos, até domingo, 4, com programação gratuita no CTG Querência da Amizade.

A abertura oficial é às 18h30min e a atração faz parte das comemorações dos 64 anos da cidade. Com foco nas danças, que registram recorde de inscritos neste ano, a programação também contempla a 3ª Expofeira Comercial e Industrial. Na quinta-feira, 1º de junho, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, terá live especial direto do evento.

De acordo com a coordenadora da Smec e integrante da comissão organizadora do Dança Bom Retiro, Iara Kartsch, a edição deste ano terá 500 bailarinos a mais do que em 2022. Os mais de 30 grupos participantes são de cidades do Vale e de fora dele. Xangri-Lá, Guaíba e Cachoeirinha participam do evento pela primeira vez. Ao todo, serão 250 coreografias apresentadas no festival.

Premiações

No grupo de jurados, o destaque está na presença do coreógrafo argentino Pablo Torres, que atua na dança desde 1994 e está radicado em Porto Alegre, onde ministra aulas de balé. Os demais jurados são Eduardo Menezes, Gabriela Policarpo e Kauê Sant’Anna.

Com 15 modalidades em diferentes categorias, as premiações ocorrem todas as noites do evento. “Para quem vem dançar é importante, porque o público permanece para assistir todas as apresentações”, destaca Iara.

Ela acredita que o sucesso do evento se deve ao trabalho dedicado ao festival todos os anos. “Fomos buscando mais apresentações, melhorias de palco, espaço, camarim, toda a receptividade junto à expofeira. Os novos que participam sempre vêm por indicações”.
Como novidade para este ano, está a entrada do público unificada, tanto para as apresentações artísticas, quanto para a feira de negócios. Além disso, a praça de alimentação oferece variedade de produtos.

Nos palcos

Edilei Garcia, conhecido como professor Carequinha, participa do festival pela primeira vez e traz a Bom Retiro cerca de 70 bailarinos. Os alunos são do Projeto Entre Nessa Dança, de Guaíba, e da Escola Cecília Meirelles, de Alvorada do Sul.

Este ano, o Dança Bom Retiro se tornou prioridade do grupo, que se apresenta com 12 coreografias. “Posso garantir muita emoção, inclusive, vamos fazer um tributo à Marília Mendonça durante o festival”, ressalta Carequinha. Outras apresentações são nas modalidades danças urbanas, jazz, contemporânea e estilo livre.

3ª Expofeira

Os 46 estandes da 3ª Expofeira Comercial e Industrial foram vendidos de forma antecipada. A maior procura foi de empreendedores de Bom Retiro do Sul, mas a Região Metropolitana e o Vale do Rio Pardo também estarão representados.

A perspectiva é que o público supere as 15 mil pessoas durante o evento. A abertura do parque de exposições é às 10h de quinta-feira à domingo.

Acompanhe
nossas
redes sociais