64 anos da Princesa das Pontes

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

64 anos da Princesa das Pontes

Por

Os primeiros registros do território de Mussum (sim, com dois “s”) remontam à segunda metade do século XIX. Um relatório elaborado em 1862 identificava a “Cachoeira de Mussum”, uma aglomeração de cascalho que se tornava uma corredeira quando o rio atingia maior volume de água.

Na época, esse levantamento, realizado pelo engenheiro Capitão Antônio Augusto Arruda, descrevia as cachoeiras existentes no Rio Taquari, desde o Porto de Estrela até São Valentim do Sul, na foz do Rio Carreiro. Apesar desses primeiros registros, alguns dados apontam que o nome de “Mussum” é ainda anterior, difundido por antigos navegadores, e tem origem no peixe muçum, que era abundante nas imediações. Assim, a denominação de Mussum se popularizou e passou a representar não somente a cachoeira, como também o porto e a pequena vila da primitiva localidade.

O município de Guaporé se emancipou em 1903 e, cerca de dois anos depois, foi criado o distrito de General Osório, que compreendia o território que forma hoje Muçum. Apesar do novo nome, o popular Mussum se manteve presente na fala e até em registros. A alteração oficial de General Osório para Mussum se deu somente em 1938. A atual grafia do nome, com “ç”, só foi determinada no ano da emancipação, em 1959.

A Ponte Brochado da Rocha foi inaugurada em 1963, por onde passa a Ferrovia do Trigo e a RS-129. É em razão dessa estrutura que Muçum recebeu o nome de Princesa das Pontes

 

A rua Barão do Rio Branco, com a Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação ao fundo, que começou a ser edificada em 1917


HÁ 20 ANOS

Dia do Desafio no Vale

Arroio do Meio comemorava o conhecido Dia do Desafio. As atividades, organizadas pela Secretaria de Educação e Cultura, ocorriam em sua maioria nas escolas e no ginásio municipal, onde mais de 600 crianças participavam do evento “Brincar é Coisa Séria”.

Diversas atividades de integração foram propostas, como a mateada e jogos ao ar livre. Arroio do Meio participava junto de outras quatro cidades do Vale: Lajeado, Roca Sales e Santa Clara do Sul. A data era celebrada pela sétima vez no Rio Grande do Sul, com mais de 112 municípios participantes.

O Dia do Desafio ocorre todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio. Hoje, o Sesc de Lajeado organiza uma série de atividades pela cidade para movimentar a comunidade.

Jogos de tabuleiro também estavam na programação

Acompanhe
nossas
redes sociais