Obra busca solucionar problema histórico na Décio Martins Costa

LAJEADO

Obra busca solucionar problema histórico na Décio Martins Costa

Município executa reforma do muro de contenção em canal para minimizar danos das enxurradas. Buraco aberto após chuvarada no começo do mês acendeu alerta sobre condições do local

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Maio de 2023 às 08:59

Obra busca solucionar problema histórico na Décio Martins Costa
Após constatar mais riscos de queda, governo decidiu intervir no local. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

O desmoronamento recente ocorrido na avenida Décio Martins Costa fez o governo municipal mudar a estratégia para o trecho. Depois de efetuar obras emergenciais no local, o Executivo prepara a reformulação o muro de contenção do canal do Arroio do Engenho. Os trabalhos da primeira etapa iniciaram semana passada.

A reforma foi determinada após reunião do prefeito Marcelo Caumo com o secretário municipal de Obras, Fabiano Bergmann, e o vereador e engenheiro do setor de projetos do município, Isidoro Fornari Neto. As pedras grês serão substituídas por blocos de concreto em ambos os lados da avenida.

Neste momento, conforme Bergmann, o governo atua na execução dos pilares. Por isso, parte do trecho segue isolado. “Decidimos fazer em forma de parede de concreto até para a contenção ficar mais forte e segurar aquela parte da calçada que foi concretara por cima. Ela tem risco de queda, se não escorar bem”, frisa.

Após concluir esta primeira etapa, será aberto o outro lado da via pois, conforme o secretário, há pedras fora do alinhamento. “Pode não ter desmoronado ainda, mas há o risco de uma queda futura. O canal vai ter que ser feito assim, por etapas. Vamos substituindo as pedras antigas por estrutura de placas de pré-moldados”, pontua.

Danos das enxurradas

Bergmann verificou in loco a situação dentro do córrego para analisar o ocorrido. Segundo ele, o buraco aberto no começo de maio é fruto das enxurradas no local. Neste ano, foram dois episódios com registros de alagamentos na avenida.

“Ali, a água passou por baixo das pedras e acabou caindo a primeira parte. Foi um efeito dominó, uma atrás da outra. Por isso houve aquele grande dano. E no dia seguinte, desceu muita água, que levou mais uma parte”, comenta o secretário.

Ao fazer essa vistoria é que foi constatada a necessidade de reforma geral. “Onde a estrutura de pedra está aparentemente boa, se percebe que está bem ondulada olhando de dentro para fora”, pontua.

Grupo de moradores

Melhorias na Décio Martins Costa frequentemente estão na pauta do grupo “Ação pelo Valão”, movimento organizado por moradores e empreendedores que buscam medidas concretas para solucionar os problemas de infraestrutura e drenagem da via. Após a enxurrada de fevereiro, por exemplo, chegaram se mobilizar e pedir por soluções urgentes ao local.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais