União de gerações na maior etapa da história do Circuito

CIRCUITO DOS VALES/UNINTER

União de gerações na maior etapa da história do Circuito

Segunda prova do ano ocorre neste domingo em Estrela. Mais de 1,2 mil pessoas estão inscritas no evento com largada no Parque Princesa do Vale

Por

União de gerações na maior etapa da história do Circuito
Etapa de Estrela será a maior da história do Circuito, passando os cerca de 1.000 participantes da etapa de Arroio do Meio, primeira de 2023 - foto: Caetano Pretto
Vale do Taquari

“A emoção é grande em poder participar com a família, meu filho está comigo no Circuito faz seis anos, e na etapa passada em Arroio do Meio foi a vez do neto estrear. São eles que me incentivam.” A fala é de Gilberto Ferreira, 49, atleta lajeadense que participa do Circuito dos Vales/Uninter ao lado do filho William, 26, e do neto Enzo, de apenas dois.

Os três estão entre os mais de 1,2 mil inscritos para a etapa de Estrela que ocorre neste domingo, 28, a segunda do Circuito em 2023, e que bateu o recorde de inscritos, superando os cerca de mil corredores de Arroio do Meio.

Um dos maiores eventos de corrida de rua do Rio Grande do Sul, dá sequência à temporada que terá cinco provas. O evento com largada no Parque Princesa do Vale começa a partir das 7h, com as largadas de ciclismo, corrida, caminhada, corrida kids e kangoo iniciando a partir das 8h.

Habituado a correr provas longas como maratonas e ultra maratonas, Ferreira diz que ainda participa do Circuito pois é um evento que entrega mais do que a simples prova de corrida. “Tenho a felicidade em ter uma família que gosta do esporte, mas até para os que não gostam, posso levá-los e saber que terão o que aproveitar”, diz. Inscrito nos 10 quilômetros, terá ao lado no domingo o filho William, que varia entre as provas de 3 e 5 km, e o neto Enzo participando da corrida kids de 500 metros. “Ele iniciou em Arroio do Meio e desde então pede quando será a primeira etapa. Não vê a hora de ganhar mais uma medalha.”

Team Hauschild

Apreço da família Hauschild pelo Circuito é tão grande que criaram uma equipe e bandeira – foto: Divulgação

A família Ferreira não é a única que compete lado a lado. Com seis integrantes, a família Hauschild, de Estrela, chegou a fazer até uma bandeira que carrega junto nas provas. Eles iniciaram nas corridas em 2014, e desde 2016 participam juntos do Circuito dos Vales. “Começamos devagar, primeiro somente nas caminhadas e depois criamos gosto para as corridas”, lembra Raquel Hauschild.

Junto dela, estarão na etapa de Estrela os pais Darci e Varni, a irmã Isabel, o noivo Igor Biberg e o namorada da irmã, Gabriel Diehl. O objetivo principal não é o resultado esportivo, mas quando ele vem, é festa garantida. “Sempre ficamos nos parabenizando quando concluímos a prova. Quando alguém recebe alguma posição no pódio, a alegria da família se completa.”

Raquel diz que estar no evento ao lado dos familiares reforça o laço em casa e serve como momento de descontração e diversão. “Normalmente as pessoas ficam bem tensas antes das corridas, mas nós levamos num outro sentido, onde sabemos que quando cruzarmos a linha da chegada, independente da posição que ficarmos, o resto da família vai estar ali, te esperando e te aplaudindo.”

Acompanhe
nossas
redes sociais