Primeira turma do Capacete Rosa pronta para a formatura

Iniciativa da Associação Marinês

Primeira turma do Capacete Rosa pronta para a formatura

Mulheres foram capacitadas para atuar como servente de pedreiro, carpintaria, elétrica e hidráulica básica, além de aprenderem sobre a colocação de revestimentos e pintura

Por

Primeira turma do Capacete Rosa pronta para a formatura
Foto: Arquivo / Grupo A Hora / Bibiana Faleiro
Lajeado

Qualificadas para atuar como auxiliar de construção civil, 11 mulheres do projeto Capacete Rosa se preparam para a formatura. A cerimônia ocorre neste sábado, 27, no auditório do prédio 7 da Univates, a partir das 18h. A festa para cerca de 200 convidados, entre familiares e parceiros do projeto, será no Moinho Quatro Um.
A iniciativa, elaborada pela Associação Marines, instruiu, por oito meses, moradoras do Novo Tempo 1, em Lajeado, e arredores, de forma gratuita. Além de contribuir com a formação das mulheres, que também são lideranças comunitárias, o projeto oportunizou novas vivências e perspectivas para a comunidade em que estão inseridas.

Uma das idealizadoras é a arquiteta Angélica Silveira, que trabalha há 17 anos na área. Por meio da parceria com a Univates, a iniciativa contou com aulas teóricas e práticas e com o suporte das equipes extensionistas do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-Emau) e do projeto de extensão Habitar Bem.
As participantes foram capacitadas para ofícios como servente de pedreiro, carpintaria, elétrica e hidráulica básica, além de aprenderem sobre a colocação de revestimentos e pintura.

“É um marco histórico”

Para a assistente social e co-fundadora da Associação Marines, Carine Bagestan, o momento é de felicidade. “É um marco histórico que a associação e a sociedade civil estão realizando. São 11 mulheres de famílias que estão dentro do índice de vulnerabilidade social do município. Oportunizar essa formatura é transformador”, destaca.

A maioria das participantes nunca fez parte de uma cerimônia de formatura antes. Para o momento, a organização contou com a doações de diferentes itens, desde guardanapos até impressão dos convites e certificados.

Reconhecimento

No final do ano passado, o projeto Capacete Rosa, da Associação Marines, recebeu o prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) na categoria Movimentos Sociais/Pessoa Jurídica e o prêmio Destaque CAU/RS. As honrarias são concedidas a partir de indicações feitas por conselheiros do CAU e entidades parceiras.

Acompanhe
nossas
redes sociais