Mulheres de cooperativa parceira conhecem estrutura da Dália

Produzido por Estúdio Alfa

Mulheres de cooperativa parceira conhecem estrutura da Dália

Grupo da Cooprado visitou Complexo Industrial Lácteo e a matriz em Encantado

Apresentado por

Representando a Cooperativa Agroindustrial Pradense (Cooprado), uma comitiva de 50 mulheres do município de Antônio Prado esteve, na última semana, a Dália Alimentos. Foi a primeira vez que integrantes da Cooprado, entidade parceira da Dália há mais de dez anos, visitaram o Vale do Taquari. O grupo desembarcou em Arroio do Meio, no Complexo Industrial Lácteo, onde conheceram o processo industrial de envase de leite.  

 

“Intercâmbio é enriquecedor”  

Em seguida, rumaram para a sede da Dália, em Encantado, sendo recebidas pelos presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas. Eles elogiaram a gestão da Cooprado e enfatizaram o bom relacionamento entre as cooperativas. “Muito nos alegra receber vocês pela primeira vez aqui na Dália, pois esse intercâmbio é enriquecedor para todos”, destacou Freitas.   

 

Em seguida, Freitas apresentou a missão  e a forma de gestão da cooperativa. “A Dália opera com um Conselho de Administração, composto por nove conselheiros, eleitos por quatro anos, e estes escolhem entre si, anualmente, um presidente e um vice-presidente. Já o presidente-executivo é o profissional contratado no mercado.” O gestor também explicou que o grupo estratégico da governança é composto pelos conselheiros administrativos, diretoria eleita e presidente-executivo, função que ocupa há 33 anos. 

 

Estrutura

Freitas ainda relatou que a Dália tem 2.707 associados em 127 municípios gaúchos. “Em se tratando dos segmentos de atuação, a cooperativa conta com quatro programas de produção: suinocultura, laticínios, avicultura e grãos, desenvolvidos em três complexos industriais e uma unidade destinada à fabricação de queijos.”     

 

Programas Sociais 

O presidente do Conselho de Administração falou sobre os projetos sociais da cooperativa. “O principal deles é o Programa Criança Dália, que nasceu da solidariedade dos funcionários que, por meio de contribuições espontâneas, ajudaram famílias em situação de vulnerabilidade social. Esse movimento ganhou força e a Dália formalizou o programa em seu estatuto social com a destinação de 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, provenientes do Ato Cooperativo”, resumiu Piccinini.  

 

Ele citou ainda outros projetos, como a Escola do Leite, que qualifica os produtores leiteiros, o Museu do Suíno e a Fundação Dália, a ser criada para administrar os projetos socais. Após o almoço, as mulheres visitaram o Parque Industrial da Dália, que comporta o Parque Dália, o frigorífico de suínos, a fábrica de rações e o supermercado. Antes de serem direcionadas ao Cristo Protetor, cada uma foi presenteada com uma térmica.  

 

Intercooperação 

Responsável pelo setor de comunicação e projetos sociais da Cooprado, Marilita Calgaro Scapinelo, explicou que, anualmente, o grupo viaja para outras regiões do estado, com foco na intercooperação. “Desde 2019, trabalhamos com o grupo de mulheres para valorizar sua condição campesina, promovendo esse tipo de viagem que contribui para o conhecimento. Atualmente, a Cooprado possui 1,2 mil famílias associadas, que atuam na fruticultura, viticultura, produção láctea, rações e sementes.

 

LEGENDA:

Comitiva da Cooprado, integrada por 50 mulheres, conheceu estrutura da Dália e o Cristo Protetor 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação