Languiru apresenta  plano de recuperação  na manhã deste sábado

FUTURO DA COOPERATIVA

Languiru apresenta plano de recuperação na manhã deste sábado

Nova gestão convoca associados e imprensapara expor medidas projetadas ao equilíbrio financeiro

Por

Atualizado sábado,
27 de Maio de 2023 às 07:10

Languiru apresenta  plano de recuperação  na manhã deste sábado
Reunião com líderes de núcleos e associados está marcada para as 10h deste sábado. Às 12h30, ocorre a coletiva de imprensa. Crédito: Filipe Faleiro
Teutônia

A estratégia da nova gestão da Languiru para recuperar a cooperativa será detalhada neste sábado. Aclamada há cerca de um mês, a nova diretoria chamou líderes de núcleo, associados e veículos de imprensa da região para compartilhar o planejamento que visa superar a crise que afeta a organização. As reuniões ocorrem nesse sábado, na sede da Associação dos Funcionários.

Desde que assumiu após a renúncia do ex-presidente Dirceu Bayer, o novo Conselho Administrativo anunciou adotar uma postura de transparência e profissionalização da gestão, na tentativa de reorganizar a entidade. Ainda no fim de abril, levantamento da situação contábil apontou dívida que ultrapassa R$ 1 bilhão.

Ao longo deste mês, reuniões com agentes políticos, dirigentes sindicais, órgãos governamentais e outras entidades foram promovidas por iniciativa da própria Languiru. A avaliação de líderes regionais é que a abertura e o diálogo da nova gestão têm proporcionado melhores perspectivas e a possibilidade de esforço coletivo pela recuperação.

Reunião da Amvat

Encontros com os prefeitos do G7 (Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Imigrante, Colinas, Paverama e Fazenda Vilanova), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), vice-governador Gabriel Souza e com o Banrisul estiveram entre as agendas realizadas nas últimas semanas.

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) organiza para 1º de junho assembleia em Teutônia, com a participação do presidente da Languiru, Paulo Birck, e o vice Fábio Secchi. O objetivo é contar com a presença de políticos das esferas estadual e federal. A reunião está prevista para as 10h, no Auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC-Teutônia).

Foram convidados o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Silveira (MDB), e o secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Maneco Hassen (PT), ex-prefeito de Taquari.

Expectativa no frango

Uma das frentes de articulações que líderes políticos assumiram após os encontros com a direção da cooperativa diz respeito ao pedido de habilitação da Languiru para exportações diretas de derivados do frango ao mercado chinês. A autorização, que depende do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é considerada uma saída importante, pois poderia trazer fôlego ao caixa.

Na semana passada, a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, esteve em Brasília e se reuniu com a auditores-fiscais do Departamento de Controle e Avaliação do Mapa. A pauta foi o pedido de celeridade ao processo de habilitação diante da situação emergente da cooperativa. Segundo Vânia, ainda não houve retorno.

Parcerias e tratativas

O prefeito de Westfália, Joacir Docena, reconhece como positiva a postura da nova gestão em tratar os temas com transparência e buscar ajuda, tanto no meio político como com outras empresas. Para ele, as exportações à China seriam uma possibilidade promissora. “Seria um passo muito grande para sair da crise”, diz o chefe do Executivo do município onde fica o frigorífico de aves. Docena acredita que a recuperação da Languiru passa pela busca de um ponto de equilíbrio, com redução das operações, corte de custos e novas parcerias.

Nesta semana, a Languiru firmou parceria com a Cooperagri na Fábrica de Rações. Ainda no período da gestão anterior, houve acordo com a Lactalis, no setor de laticínios. Outras negociações também estão em análise e andamento, mas são mantidas sob sigilo, conforme cláusula de confidenciabilidade e para evitar “jogo de especulações”. Conforme a diretoria, a partir do momento em que forem dados novos passos, os produtores e demais envolvidos serão consultados.

Acompanhe
nossas
redes sociais