Festividades no Cristo Rei seguem até domingo

ESTRELA

Festividades no Cristo Rei seguem até domingo

Último fim de semana do 56º Festival do Chucrute conta com baile típico e café colonial. Programação, que já reuniu mais de 7 mil pessoas, encerra no domingo, 28, com o encontro de bandas municipais

Por

Festividades no Cristo Rei seguem até domingo
Festival conta com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos. Crédito: Marcelo Grisa
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os estrelenses continuam em festa no Centro Comunitário Cristo Rei. Nas cores vermelho, azul e branco, símbolos do município, o salão é enfeitado para o segundo fim de semana de celebrações do 56º Festival do Chucrute. A programação dos dias 27 e 28 conta com o segundo baile no sábado, às 20h, e o café colonial no domingo, às 15h, fecha a edição.

O festival integra as comemorações da Maifest, uma série de programações pensadas para celebrar o aniversário da cidade, que completou 147 anos no dia 20 de maio. A abertura oficial do evento foi na sexta-feira, 19, com o início do ParkChoppFest, que contempla os Jogos Germânicos e o Torneio do Boi, entre outras atividades.

Mas as atividades do Festival do Chucrute já iniciaram antes, no dia 13, com o Desfile Típico dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs pelas principais ruas da cidade. Os dançarinos são as grandes atrações dos bailes, momento em que apresentam coreografias e trajes especiais.

O prato típico que dá nome ao festival também é um dos atrativos da festa. O chucrute, feito de repolho, sal e folhas de louro foi preparado cerca de 40 dias antes das festividades, em uma quantidade que chega a quase 500 quilos. No sábado, 20, a comunidade provou a especiaria, no primeiro baile do festival, que reuniu mais de 2 mil pessoas. No domingo, 21, ocorreu o tradicional café colonial no Centro Comunitário Cristo Rei. Durante a semana, a programação também contemplou bailes sociais.

Mais de 3 mil jantas

De acordo com a presidente da comunidade, Aneli Sehn, 70, esta é a maior edição organizada nos últimos anos. Desde sábado, 20, mais de 7 mil pessoas já visitaram o Centro Comunitário Cristo Rei.

“É uma coisa boa que está acontecendo, todos os dias estão sendo maravilhosos”, destaca a voluntária que participa dos preparativos do festival há mais de 20 anos. Ao lado dela, outras 200 pessoas se dedicam a preparar o evento a cada ano.

Neste fim de semana, o grupo espera novo recorde de visitantes. “A expectativa é grande. Estamos nos preparando para pelo menos 3 mil pessoas”, comenta Aneli.

Próximos dias de festa

Para participar das festividades deste fim de semana, os ingressos do segundo baile podem ser adquiridos no valor de R$ 70 a R$ 130, com janta típica e buffet livre. A culinária inclui o chucrute, salsicha bock (bockwurst), joelho de porco (eisbein) e molho de língua.

Já para participar do café colonial, a entrada é mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Em 2022, foram arrecadados mais de uma tonelada de alimentos durante dois finais de semanas de evento. Neste ano, além das apresentações dos grupos folclóricos, no dia 28 ocorrerá o encontro de bandas municipais.

56 anos de história

A história do Festival do Chucrute se funde com a história do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela. Nos anos de 1964 e 1965, o Coro da Comunidade Evangélica da cidade organizava, tradicionalmente, o Baile do Coro, que reunia os corais da região. Como os jovens da época não sabiam mais dançar valsas e polcas, um grupo da comunidade, que incluía o casal Adolfo e Helga Ziebel, começou a ensaiar na garagem de uma residência particular.

Os seis pares de dançarinos tiveram a ajuda de alemães em visita à cidade e se preparavam para apresentar danças típicas. Iniciava-se, naquele momento, a história do mais antigo grupo de danças folclóricas alemãs do Brasil. Em 1966, o Baile do Coro passou a se chamar Baile do Chucrute. Na primeira edição do evento, o grupo de dançarinos foi apresentado de forma oficial ao público.

Hoje, o “Conjunto de Danças Típicas Alemãs” como era denominado, é conhecido como o Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e já contabiliza mais de 1,9 mil apresentações em cerca de 700 cidades de 10 estados brasileiros, além de 14 diferentes países da Europa e América do Sul.

Presidente da comunidade, Aneli Sehn participa da organização do festival há mais de 20 anos. Crédito: Bibiana Faleiro

Acompanhe
nossas
redes sociais