“É gratificante ver que muitos alunos buscam um novo olhar”

ABRE ASPAS

“É gratificante ver que muitos alunos buscam um novo olhar”

Vanderléia Freitas é professora de artes do Colégio Estadual Presidente Castelo, de Lajeado, e uma das idealizadores do II Concurso de Fotografia e Poesia: Olhares silenciosos do Castelo. Inscrições vão até 2 de julho

Por

“É gratificante ver que muitos alunos buscam um novo olhar”
Crédito: divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como surgiu a ideia para o concurso?

O primeiro foi lançado em junho de 2021, quando estávamos ainda vivenciando a pandemia. Naquele ano buscamos retratar o vazio, a ausência e o distanciamento nunca antes vivido na nossa escola por meio de fotografias e poesias que falassem da situação daquele momento.

No ano seguinte, em 2022, lançamos um concurso voltado ao Meio Ambiente, porém de pintura e desenho, dentro de um projeto que estávamos desenvolvendo chamado de Vivência Sustentável. Ambos sempre fazendo com que nosso aluno tivesse uma razão para se sentir pertencente ao seu espaço e que provocasse uma mudança de atitude.

E como será o concurso deste ano?

A ideia é retratar espaços verdes que existem dentro da nossa escola e que despertam para o cuidado e a preservação. Já a poesia, traduz poeticamente o que a natureza quer nos dizer a todo instante porque fazemos parte dela, somos ela.

Importante ressaltar que esse concurso tem a parceria das professoras das disciplinas de Biologia e Língua Portuguesa que nos auxiliam nos estudos ambientais e na construção de gêneros textuais. Acredito que tratar de questões ambientais não se restringe somente a uma data ou um momento. É sempre! São todos os dias. Nossos alunos precisam se sentir pertencentes ao meio ambiente. Mas primeiro olhar para si e se autoconhecer. Avaliar que é urgente mudar suas atitudes aqui e agora.

Como você entende a importância da arte na vida dos estudantes?

Temos muitos alunos com um “olhar fotográfico”, capaz de captar imagens únicas. E outros que fazem a palavra chegar ao mais íntimo. Pensando assim, a arte é a forma de traduzir os olhares, sentimentos e pensamentos que nos façam refletir sobre nossas atitudes por meio das linguagens como a fotografia e a poesia. Até o momento estão sendo registrados espaços dentro de nossa escola que passavam despercebidos por eles. E é gratificante ver que muitos estão buscando esse novo olhar.

Participam do concurso estudantes de todas as idades?

Poderão participar alunos do Médio e Curso Normal, diurno e noturno da nossa escola. Os alunos têm até o dia 2 de junho de 2023 para realizarem sua inscrição enviando seus arquivos dentro das categorias escolhidas: fotografia, poesia ou ambos.

Mais concursos como esse são organizados ao longo do ano ou já foram feitos em outras ocasiões?

A ideia é manter viva a conscientização, a mudança de atitudes e valorizar o que de mais precioso temos no planeta: o nosso Meio Ambiente! Outros concursos virão com certeza.

Acompanhe
nossas
redes sociais