60 anos de vida, 40 de profissão

SOLIDARIEDADE

60 anos de vida, 40 de profissão

Para celebrar a história e a trajetória como professora de inglês, Justina Inês Faccini convida ex-alunos e comunidade para uma festa beneficente no dia 8 de julho. Valor arrecadado será destinado ao Lar da Menina

Por

60 anos de vida, 40 de profissão
Foto

A sala de aula sempre foi um dos lugares preferidos da professora Justina Inês Faccini, que completa 60 anos no dia 8 de julho. A data também marca a aposentadoria e os 40 anos lecionando inglês em escolas e universidades.

Para celebrar a vida e a trajetória profissional, ela convida ex-alunos e a comunidade para uma festa beneficente na data. O evento é no Clube dos 15, às 21h, com ingressos a R$ 40.

Todo o valor arrecadado será destinado para a compra de materiais didáticos para o Lar da Menina. O momento será embalado pelas melhores canções dos anos 80, 90 e 2000, conduzidas pelo DJ Rodrigo Braga e Richard Leno, com o projeto Dancing Days.

“Estar na sala de aula para mim sempre foi o melhor de tudo. Os meus alunos sempre foram tudo pra mim. Esta é uma forma de chamá-los de novo pra gente confraternizar e celebrar isso”, ressalta.

Trajetória

Natural de Doutor Ricardo, Justina veio a Lajeado para estudar. Na época, a Univates oferecia apenas os cursos de Letras, Economia e Contábeis. “Obviamente, na época, diziam que economia não era curso para mulher. Então optei por Letras, passei um pouco de dificuldades no início com o inglês, mas sempre fui em busca, me formei e fiz especialização, mestrado, doutorado e assim foi”, conta.

Ela começou a dar aulas particulares em 1983 e, em 84, assinou o primeiro contrato, em Vila Fão. Ao longo dos anos, também atuou no Colégio Madre Bárbara, completou 34 anos como professora na Univates e passa os últimos meses de sala de aula na Unisc. Justina também lembra de um intercâmbio para professores que fez nos Estados Unidos em 1987.

“Estou fazendo esse evento como gratidão por tudo o que a vida me deu nesses anos. Muitos alunos passaram por mim e fico muito feliz por eles”, destaca.

Outra atividade da professora era a supervisão de estágios e assessoria nas escolas. Além de ser tradutora. Os dois livros que escreveu, um em 2004 e outro em 2019, buscam servir de auxílio para o aperfeiçoamento da língua. O primeiro deles possui uma coleção de poesias americanas com sugestão de exercícios sobre compreensão de texto, vocabulário, gramática e produção textual.

Ela conta que, vez ou outra, encontra ex-alunos que lembram dela e dizem frases como: “Bah, teacher, graças a ti eu consigo falar bem o inglês” ou “Sora, eu era um mau aluno, mas a vida me mostrou o que eu precisava, tu tava certa”. Para ela, essa é uma das maiores recompensas dos anos dedicados à educação.

Acompanhe
nossas
redes sociais