Há 20 anos, Título de Cidadão Estrelense

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Título de Cidadão Estrelense

Por

Há 20 anos, o radialista Lauro Schmidt recebia o título de cidadão estrelense em sessão solene da câmara de vereadores. Schmidt havia trabalhado na antiga Rádio Alto Taquari por mais de trinta anos e era homenageado pelas décadas de serviço.

Ele era natural de Espumoso e, nos anos de 1970, Schmidt veio a Estrela. A Rádio Alto Taquari foi a emissora mais antiga do Vale, fundada em Estrela em 1948. Hoje, atende pelo nome de Rádio do Vale e ainda tem Lauro Schmidt como apresentador.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Novas celas para o presídio

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) inaugurava um novo pavimento no presídio de Lajeado, com capacidade para abrigar 54 detentos. As obras iniciaram em 2002 e tiveram um investimento de R$ 277 mil. O novo complexo ampliava a capacidade do presídio para 120 apenados. Na época, o presídio abrigava 167 detentos.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


HÁ 50 ANOS

Mãe do Ano no Alto Taquari

O Jornal Nova Geração, em parceria com a antiga Rádio Alto Taquari, promovia um concurso para escolher a mãe do ano no Vale, que naquele tempo era chamado de Alto Taquari. O evento ocorria durante um chá no salão da Comunidade Católica de Estrela e participavam clubes de mães das cidades de Lajeado, Estrela, Bom Retiro do Sul e Roca Sales.

Naquele ano, a vencedora foi Gudrun Lélia von Mühlen, do Clube de Mães de Estrela, que somou mais de 5 mil votos. Outras senhoras que receberam muitos votos foram Otília Fell do grupo de mães União Auxiliadora, de Estrela; Francelina Dutra Dias do CM Bomretirense; Marlene Schilling do CM João Batista de Mello de Lajeado; Terezinha Freitas Mância, do CM Ana Neri de Roca Sales; Nobrelina Marciana Rodrigues do CM Amizade de Lajeado; e Rosalina Bertoldi do CM de Roca Sales. No evento, também foram escolhidas as Mães dos Municípios, consideradas as senhoras com a idade mais avançada.

Mães dos municípios

Lajeado – Helena Sauter, de 87 anos
Estrela – Ana Amália Kern Wagner, de 90 anos
Bom Retiro do Sul – Ricarda Pereira da Silva, de 92 anos
Roca Sales – Angelina Vargas, de 89 anos


Festa na rua Treze de Maio

A Associação de Moradores da rua Treze de Maio, uma das mais importantes de Estrela na época, organizava sua tradicional festa de rua. Luzes e bandeirolas coloridas enfeitavam a via. Pela manhã, foi feita a Alvorada Festiva e, à tarde, carros enfeitados desfilaram pelas principais ruas de Estrela. Durante a noite, foi escolhida a nova rainha da rua, Noeli Eidelwein, além do presidente e vice da Associação, Anselmo Echer e Kurt Siepmann.

Acompanhe
nossas
redes sociais