Determinação e comprometimento com o trabalho marcam a trajetória de 20 anos da Ciamed

Made In Encantado

Determinação e comprometimento com o trabalho marcam a trajetória de 20 anos da Ciamed

Distribuidora de medicamentos, liderada pela empresária Renata Casagrande Galiotto, está entre as cinco maiores empresas de Encantado.

Por

Atualizado quarta-feira,
02 de Maio de 2023 às 07:29

Determinação e comprometimento com o trabalho marcam a trajetória de 20 anos da Ciamed
Liderança empresarial de Encantado, Renata foi a primeira presidente mulher da Associação Comercial e Industrial (ACI-E) (Foto: Diogo Fedrizzi)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“A Ciamed foi construída com palavra, determinação, foco e muito trabalho”. A frase é de Renata Casagrande Galiotto, 56, CEO da empresa de distribuição de medicamentos que completa 20 anos de atividades em 2023 e que ocupa o 5º lugar no ranking das maiores organizações de Encantado. Com uma equipe de 100 colaboradores, além da matriz na Rua Severino Augusto Pretto, a Ciamed conta com unidades de negócios em operação nas cidades de Leme-São Paulo, Palhoça-Santa Catarina e Serra-Espírito Santo. Ainda este ano tem planos para se instalar no Paraná.

A empresa, que atende licitações públicas, hospitais públicos e privados, operadoras de saúde e clínicas médicas, trabalha com indústrias farmacêuticas multinacionais. “Somos uma distribuidora baseada em itens de alto custo, ou seja, entregamos medicamentos utilizados, por exemplo, no tratamento contra o câncer”, explica a empresária.

Renata nasceu na então vila de Vespasiano Corrêa, hoje município, e ainda criança ajudava os pais na plantação de soja e milho. “Estudava de manhã e à tarde pegava o chapéu de palha, o chinelinho, a enxada pequena e ia com eles para a roça”, conta. Incentivada pela mãe, Renata cursou magistério em Guaporé e depois lecionou por um período. Nesse tempo, chegou a trabalhar de empregada doméstica em uma casa de família, para garantir o quarto e a comida enquanto frequentava as aulas. “Ser professora era o sonho da maioria das meninas do interior, mas eu não queria”, admite. Como já estava fora de casa, criou coragem e decidiu ir a Porto Alegre com uma amiga. “Peguei a mochila e duas mudas de roupa. Vesti saia preta, blusa amarela e sandália hippie. Amava aquela roupa”, diz.

Na capital, teve a única experiência profissional como funcionária na filial de uma empresa paulista que vendia lentes de óculos de grau para óticas. Anos depois, Renata abriu o primeiro empreendimento: uma ótica no 9º andar de um prédio na rua Voluntários da Pátria. “Vejam a minha inocência. Não deu certo. Voltei para Muçum, trabalhei na prefeitura, abri outra ótica e, mais tarde me mudei para Encantado”, relata.

A inspiração para criar a Ciamed surgiu na universidade, já no final do curso de Optometria, na Ulbra, em Canoas. Casada, mãe de duas filhas e apreensiva com o futuro profissional, Renata ouviu do professor orientador do trabalho de conclusão a sugestão para abrir um “atacado” de medicamentos. “Ele era russo, queria se referir a uma distribuidora. Mas eu não tinha dinheiro. Ele me indicou o representante de um laboratório para me aconselhar e, a partir daí, vi a oportunidade e encarei o desafio”, destaca.

O primeiro escritório da Ciamed foi instalado no quarto andar do prédio da Loja Beneduzi, no centro de Encantado, em 2003. “Na sala ficávamos eu, um colega de trabalho, um computador usado e um maço de folha de papel em branco. Era uma área que eu não dominava, mas estudei muito para aprender. Quem trabalha no nosso segmento, é PHD em qualquer setor”, ressalta Renata, que até hoje agradece aos colegas de Ciamed pela trajetória que construiu e se orgulha dos valores que recebeu dos pais, de fazer o que é justo, com ética e de vencer por meritocracia.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais