O Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro abrirá aos sábados para atendimento médico. Trata-se de uma resposta do governo municipal frente à sobrecarga de consultas registrada no Hospital Ouro Branco (HOB), nos fins de semana. O expediente será das 14h às 20h e vale para os meses de junho e julho.
Conforme o Executivo, a decisão foi tomada a partir de uma sugestão do Conselho Municipal da Saúde. A medida visa atender a alta demanda de atendimentos, em decorrência das doenças respiratórias, mais frequentes neste período do ano. O objetivo é redirecionar as consultas ao sistema público municipal e aliviar a pressão sobre o Pronto Atendimento do Hospital.
O prefeito Celso Forneck explica que o intuito é disponibilizar um segundo ponto para atendimento à população aos sábados à tarde, período em que, de acordo com o verificado nos relatórios apresentados pelo HOB, há maior demanda por atendimentos.
“Medida paliativa”
O diretor do HOB, José Paulinho Brandt, acredita que a medida ajudará a aliviar a pressão na casa da saúde, mas pondera para a restrição de seis horas de atendimento e a presença de um médico, somente no CAS em Canabarro. “Trata-se de uma proposta ainda bem paliativa para desafogar o volume de atendimentos e urgências e não urgentes atendidas pelo hospital”, avalia.
Nos últimos três fins de semana, o Ouro Branco emitiu notas sobre a superlotação da emergência. Com atendimentos acima da capacidade, a orientação é para a população evitar procurar a casa de saúde para casos sem gravidade, e sim buscar os postos do município ao longo da semana.