Sindicato defende correção de valores para médicos

SAÚDE

Sindicato defende correção de valores para médicos

Levantamento do Simers indica que profissionais estão há 30 anos sem reajustes. Município e hospital avaliam alterar modelo de contratação

Por

Sindicato defende correção de valores para médicos
Crédito: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um levantamento sobre a precarização das condições de trabalho e valorização dos profissionais da saúde está em andamento pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Até o momento, a situação mais grave identificada foi em Encantado.

De acordo com o sindicato, médicos vinculados ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) recebem honorários de acordo com uma tabela de 1992, tendo como base a extinta moeda Cruzeiro. O levantamento é feito pela diretora da região norte do Simers, Sabine Chedid.

Segundo informações do sindicato, em reuniões com os médicos do município e com a administração do HBST, foi constatado que a tabela apresenta falhas e gera prejuízos tanto aos profissionais quanto à instituição, devido à dificuldade de converter os valores da antiga moeda para o Real.

“O que identificamos, e que nos causa perplexidade, é a alta burocracia e complexidade na tentativa de conversão do Cruzeiro para o Real, uma vez que não há uma taxa de câmbio oficial. Existe apenas uma estimativa e os profissionais estão sendo prejudicados”, diz Sabine.

O sindicato afirma que tentou agendas com a Secretaria Municipal de Saúde, mas teriam sido desmarcadas horas antes ou nas vésperas do encontro. “Isso é um desrespeito não apenas aos médicos, mas também à população. A prefeitura demonstra desinteresse no assunto, e continuar nesse impasse só irá prejudicar a assistência em saúde, afinal, os médicos são trabalhadores como qualquer outro”, destaca a diretora.

Mudanças na contratação

O município garante ter recebido representantes do corpo clínico do hospital, que informou sobre demandas relativas ao valor dos honorários médicos. Com isso, se iniciou, em 2021, um esforço conjunto ao HBST para a alteração do modelo de contratação dos serviços médicos. A mudança inclui a utilização de novos parâmetros financeiros para pagamento dos profissionais. O sistema está em fase final de elaboração.

“Permanecemos à disposição para esclarecer dúvidas e agradecemos pelo comprometimento de todos com a melhoria da saúde pública em nosso município”, destaca a secretária de saúde de Encantado, Clarissa da Rosa Pretto Scatola.

Acompanhe
nossas
redes sociais