APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari assina termo de cooperação com Senai

NO DIA DA INDÚSTRIA

APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari assina termo de cooperação com Senai

No roteiro realizado em Porto Alegre, grupo teve a oportunidade de conhecer o Instituto Caldeira

Por

APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari assina termo de cooperação com Senai
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

No Dia da Indústria, uma oportunidade de conhecer um dos maiores institutos de inovação do Brasil. A visita técnica realizada nesta quinta-feira,25,  foi uma promoção do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari em parceria com o Sebrae. O grupo formado por voluntários e representantes de 13 empresas do APL fez a primeira parada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Tecnologia  (Senai) em Alimentos e Bebidas.

A entidade atua há seis  anos em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, análises laboratoriais, prototipagem e atividades educacionais em áreas como alimentos e bebidas, ração animal, suplementos alimentares, cosméticos e embalagens.

No local  foi assinado o Termo de Cooperação Mútua com vistas à divulgação dos serviços laboratoriais, operacionais e de consultoria e ampliar o acesso das empresas do APL ao Senai.  Pela parceria, o Serviço vai conceder às empresas associadas ao APL Alimentos e Bebidas descontos de até 10% nos serviços metrológicos (ensaios microbiológicos e físico-químicos de alimentos e bebidas) e serviços de consultoria e operacionais.

A coordenadora do APL, Aline E. Bagatini, garantiu que a parceria vai trazer benefícios para as empresas do arranjo. “ São as mais diversas soluções tanto em processos e serviços, quanto consultorias que podem contribuir muito com as necessidades das empresas participantes do APL.”

Depois,  a programação incluiu a visita no Instituto Caldeira. No local a comitiva teve a oportunidade de conhecer o hub de inovação, conferir a apresentação de startups, uma visita guiada ao instituto, e após bate-bate no Sebrae X com outras três (3) startups selecionadas da área de alimentos e bebidas, a GX2-Fábrica de Software, Trashin- gestão de resíduos e a Feitosa Gourmet.

A Analista de Relacionamento do Sebrae, Soraia Gerhardt, explicou que os dois espaços, Senai e Caldeira, puderam proporcionar bastante informação e conhecimento. “ As empresas sentiram a necessidade de estarem conectadas à inovação. Foi o primeiro passo que nós demos hoje. Com essa visita técnica, o Sebrae e o APL oportunizaram bastante contato, aproximação com o mundo da tecnologia,  uma experiência inovadora.”

No fim do roteiro, Aline resumiu o sentimento do grupo. “É um ecossistema de inovação onde a gente percebe a importância das parcerias na construção de soluções.” O APL é gerenciado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços Vale do Taquari e está ligado à diretoria de Indústria, e o Sebrae auxilia na governança.

Acompanhe
nossas
redes sociais