Inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Lajeado são prorrogadas

Conselho Tutelar de Lajeado

Inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Lajeado são prorrogadas

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Leila Rodrigues Ponciano fala sobre as atribuições dos conselheiros, inscrições e edital do processo

Por

Atualizado quarta-feira,
24 de Maio de 2023 às 13:05

Inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Lajeado são prorrogadas
Leila Rodrigues Ponciano, presidente do Comdica (Fonte: Rodrigo Gallas)
Lajeado

As inscrições do Conselho Tutelar de Lajeado foram prorrogadas até 25 de maio e o pleito ocorrerá dia 1º de outubro. Todas as pessoas com título de eleitor podem votar para eleger cinco titulares e cinco suplentes. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdica), Leila Rodrigues Ponciano esclarece os objetivos do Conselho que visam ações em defesa das crianças e adolescentes.

O órgão é deliberativo, construtivo e trabalha juntamente com a sociedade civil, órgãos do poder público e entidades que atendem o público em questão.  Os representantes do grupo trabalham em paridade com base no Estatuto da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar Municipal. 

LEIA MAIS: Conselho Tutelar registra aumento nos casos de abuso infantil

Leila salienta a importância do apoio mútuo entre  os conselhos, sendo que o Comdica é responsável pela elaboração e execução da eleição do Conselho Tutelar, seguindo legislações nacionais. Para se candidatar ao cargo, o interessado deve ter 21 ou mais, idoneidade, ser morador do município, ter no mínimo um ano de experiência (nos últimos 5 anos) em atendimento às crianças e adolescentes (projetos sociais, escolas e entidades) e participação em palestras e seminários sobre o público a ser atendido. Os eleitos terão um carga horária de 33 horas semanais com dedicação exclusiva e remuneração de R$ 3.068,17.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Lajeado no link do Comdica. Esclarecimentos podem ser obtidos pelo 51 3982-1096 ou diretamente da Secretaria do Desenvolvimento Social (Benjamin Constant, 428). 

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais