Perguntas à Languiru

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Perguntas à Languiru

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma das principais críticas ao ex-presidente da Languiru era a falta de detalhes e informações sobre as dívidas e renegociações. Pois bem. Dirceu Bayer deixou a presidência no dia 18 de abril, e, desde 29 de abril, a função é exercida pelo ex-vereador de Estrela, Paulo Birck. Prestes a completar um mês à frente do nobre cargo, o novo presidente também tem deixado uma série de dúvidas no ar.

Ao Grupo A Hora, por exemplo, a assessoria de comunicação da cooperativa tem repetido de forma insistente um posicionamento que em nada colabora com a necessária transparência dos fatos. Diversos pedidos de entrevistas foram negados, e as perguntas encaminhadas pela nossa redação são ignoradas.

Aliás, não se tratam de perguntas próprias. São questões que chegam dos mais diversos setores e regiões dos vales do Taquari e Rio Pardo. Afinal, não são poucos os associados, fornecedores, credores e prestadores de serviços que aguardam um alento aos próprios negócios. Torcemos pela recuperação, é claro. Mas o Grupo A Hora não abre mão de elucidar os fatos para quem mais sofreu – e ainda sofre – com os percalços enfrentados pelo setor da proteína animal.


PSDB e o protagonismo

Presidente do PSDB de Lajeado, a vereadora Paula Thomas (PSDB) também preside o parlamento local. Ontem, ao lado do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel (PSDB), ela participou do Frente e Verso para falar sobre os planos do partido ao próximo pleito. Ambos foram questionados sobre a possibilidade de mais protagonismo junto ao Executivo.

Mas não entraram em detalhes sobre os próprios anseios. Hoje, por exemplo, a sigla só comanda uma secretaria – eram três no início do governo de Marcelo Caumo (PP), mas a sigla perdeu o comando do Planejamento e, recentemente, o secretário de Meio Ambiente, Luís Benoitt, migrou para o PL. E nas duas vitórias de Caumo, o PP se projetou com a chamada “chapa pura”. Ou seja, indicou os candidatos a prefeito e a vice. Para 2024, o PSDB quer participar mais das decisões. Isso passa por um número maior de secretários e, quem sabe, pela indicação de um vice-prefeito ou vice-prefeita.


TIRO CURTO

• Presidente-executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas participa da 2ª Semana da Indústria em Santa Cruz do Sul. Ele será um dos palestrantes do evento Tá na Hora, realizado pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município. O tema da palestra é “Os desafios da agroindústria gaúcha”. E o evento ocorre nesta quinta-feira, às 12h30min.

• Santa Clara do Sul projeta a realização do 1º Fórum da Felicidade. O evento ocorre no dia dois de junho.

• Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) vetou o projeto de origem do Legislativo “que dispõe sobre a publicidade da lista de espera para vagas nas escolas de Ensino Fundamental do município”. A proposta, aprovada em plenário, é de autoria do vereador Carlos Ranzi (MDB).

• Em tempo. Não seria interessante o governo de Lajeado pleitear junto à CCR ViaSul a ampliação do viaduto que interliga os bairros Hidráulica e Alto do Parque?

Acompanhe
nossas
redes sociais