Hospital São José promove ações em alusão à luta antimanicomial

ENTREVISTA

Hospital São José promove ações em alusão à luta antimanicomial

Psicóloga Mariana Azevedo detalha iniciativas como o “Cine Pipoca”, a qual colaboradores assistiram o filme “O Holocausto Brasileiro”

Por

Atualizado terça-feira,
23 de Maio de 2023 às 16:19

Hospital São José promove ações em alusão à luta antimanicomial
(Foto: Rodrigo Gallas)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O mês de maio é conhecido como o mês da luta antimanicomial, campanha para conscientizar e combater o estigma em relação às pessoas com transtornos mentais. O movimento luta pelo fim das internações em manicômios e pela garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

A proposta é promover uma abordagem humanizada e inclusiva para o cuidado e tratamento, com respeito à autonomia e buscando a reinserção social desses pacientes. Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta terça-feira, 23, a psicóloga do Hospital São José da Divina Providência (HSJ), Mariana Azevedo detalha ações desenvolvidas pala instituição de saúde.

A casa de saúde realizou atividades especiais com os colaboradores da instituição para conscientizar e combater aos estigmas relacionados aos pacientes do Serviço de Saúde Mental (SSM). Foi promovido um “cine pipoca” com as equipes com a exibição do filme “O Holocausto Brasileiro”, uma obra inspirada no livro de Daniela Arbex.

O longa aborda o descaso relativo à política de internação compulsória de pacientes com transtornos mentais em manicômios, o que resultou na morte de cerca de 60 mil pessoas, expostas ao frio, à fome e à tortura.

O São José é referência no atendimento de Saúde Mental no Vale do Taquari. Em 2022, realizou 5,3 mil consultas no Ambulatório de Saúde Mental. No mesmo período, foram internados 178 pacientes na Unidade de Saúde Mental. Frequentemente, o hospital promove debates e ações que visam desmistificar o preconceito quanto aos pacientes do SSM e envolve os familiares em algumas atividades.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais