Parceria entre Languiru e Cooperagri reativa fábrica de rações em Estrela

COOPERATIVAS

Parceria entre Languiru e Cooperagri reativa fábrica de rações em Estrela

Por meio do acordo, cooperativa da Linha São Jacó projeta quase dobrar produção atual

Por

Atualizado segunda-feira,
22 de Maio de 2023 às 09:11

Parceria entre Languiru e Cooperagri reativa fábrica de rações em Estrela
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma parceria entre a Cooperagri e a Languiru inicia nesta semana para produção de rações de gado leiteiro. As cooperativas firmaram acordo para que o excedente da matéria-prima da Linha São Jacó, em Teutônia, seja industrializado na planta da Languiru, localizada em Estrela, junto à BR-386. A unidade havia interrompido a comercialização em 12 de maio. A intenção é iniciar as atividades nesta terça-feira, 23.

Conforme o presidente da Cooperagri, Edson Dahmer, a organização estava com as operações no limite em sua fábrica e já buscava empresas parceiras para ampliar a capacidade produtiva. Quando houve o anúncio por parte da Languiru de suspender as vendas nesse segmento, as negociações foram iniciadas e houve interesse mútuo.

No modelo acertado, a cooperativa da Linha São Jacó fornece matéria-prima, a Languiru industrializa e a Cooperagri revende para associados de ambas e a clientes externos. Em princípio, a produção volta-se à ração de gado leiteiro a granel, tanto farelada como peletizada. Segundo Dahmer, porém, há a possibilidade de expandir a parceria para outras linhas de produtos.

Com a utilização da planta industrial da Languiru, a Cooperagri projeta quase dobrar a sua produção. A expectativa é alcançar a quantidade de 1 mil toneladas por mês na fábrica em Estrela. Atualmente, a fábrica na Linha São Jacó tem produção mensal de 1,2 mil toneladas. O início dos trabalhos só depende de “trâmites legais”.

A “Cooperagri – Cooperativa Agroindutrial São Jacó” conta hoje com cerca de 650 associados. De acordo com Dahmer, a maior parte dos produtores também é associada à Languiru.

Acompanhe
nossas
redes sociais