Prefeita leva demanda da Languiru a Brasília

POÇO DAS ANTAS

Prefeita leva demanda da Languiru a Brasília

Pedido de celeridade para habilitação de exportações à China foi tratado em agenda no Ministério da Agricultura

Por

Prefeita leva demanda da Languiru a Brasília
Prefeita Vânia Brackmann se reuniu com auditores-fiscais agropecuários, nesta semana. Crédito: Divulgação
Poço das Antas

A prefeita Vânia Brackmann esteve em Brasília nesta semana para tratar de demandas relativas ao município. Entre os temas abordados, esteve a situação da Languiru, que motivou reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A pauta foi o pedido de celeridade ao processo de habilitação da cooperativa para exportar carne de frango ao mercado chinês.

Junto com o chefe do Executivo de Brochier, Clauro Carvalho, município vizinho onde também há produtores de frango associados à Languiru, Vânia foi recebida pela coordenadora-geral de Controle e Avaliação do Mapa, Juliana Chino. A informação obtida é que a habilitação de plantas industriais para vendas à China é considerada prioridade pelo governo federal.

Conforme a resposta dos auditores-fiscais do Mapa, as exportações ao mercado chinês são tratadas com o máximo de agilidade a pedido do próprio ministro Carlos Fávaro. O governo federal avalia que as parcerias comerciais com o país asiático são de extrema relevância e representam boas oportunidades à economia brasileira. Um retorno sobre a habilitação deve sair nos próximos dias.

De acordo com Vânia, a autorização poderia representar uma perspectiva importante no esforço pela recuperação da cooperativa. A compreensão é que o aval para as vendas à China traria fôlego ao caixa, visto que é um dos setores que está em prejuízo. “O mercado chinês é muito atrativo, pois paga muito bem a carne exportada para lá”, avalia.

A prefeita ressalta a necessidade de levar a pauta à alçada federal, pela relevância da Languiru para a economia gaúcha. Frisa ainda a importância de unir forças para a sua reestruturação. Segundo ela, durante as agendas em Brasília, o tema também foi tratado com deputados federais e todos os parlamentares contatados se demonstraram cientes e sensíveis para auxiliar a organização.

Nos últimos anos, o setor avícola representou cerca de 30% no faturamento bruto da cooperativa. Em 2022, foram 38,7 milhões de abates. Atualmente, a Languiru tem uma dívida estimada em cerca de R$ 1 bilhão. A informação foi passada pela nova gestão aclamada no fim de abril, logo após assumir o comando da entidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais