Inovação em meio à história

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Inovação em meio à história

Por

O programa Frente e Verso dessa sexta-feira acompanhou a inauguração do Centro de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq), em Estrela. O hub municipal criado pelo governo de Elmar Schneider (MDB) abriu as portas e acertou em cheio no propósito. Além de incrementar ferramentas para a consolidação de um ecossistema mais inovador entre os empresários e sociedade civil, com a aceleração de negócios e mentoria de empreendedores, o novo espaço também servirá como escola para novos talentos.

É isso mesmo. A contrapartida das empresas incubadas é gerar conhecimento entre estudantes e demais interessados em crescer na vida. E tudo isso, aliado às salas de coworking e até um estúdio de gravação, está bem localizado no antigo e histórico prédio da Cervejaria Polar. Um modelo muito semelhante ao Instituto Caldeira, em Porto Alegre, que brotou dentro das antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner, no renovado 4º Distrito. Um modelo que deu certo na capital gaúcha. E tem tudo para gerar muitos bons frutos em Estrela.


Esperança e receio com o free flow

Um público superior a 100 pessoas demonstrou o expressivo interesse do Vale do Taquari no modelo free flow, a cobrança de pedágio automática – sem cancelas. O evento realizado na Univates, na quinta-feira, reuniu diversos prefeitos, vereadores, empresários e representantes de entidades civis de todas as nossas micro-regiões.

E a grande maioria compreendeu um pouco mais o tamanho da injustiça cometida pelo atual sistema de pedágios em nossas rodovias. Ficou ainda mais claro que a cobrança, hoje, é desproporcional Em média, cerca de 90% dos usuários das pistas não paga tarifas para rodar pelas estradas pedagiadas. Eles transitam entre as praças. E mexer nisso é um verdadeiro vespeiro que precisa ser melhor debatido com a sociedade.

Entre algumas autoridades técnicas, existe a convicção de que a implantação do free flow gera ruídos entre agentes políticos e eleitores. E não é difícil entender as razões. Vamos imaginar que o motorista passe a pagar um determinado valor – por meio dos arcos com identificação eletrônica – para se deslocar entre Lajeado e Estrela. Ou de Estrela a Teutônia.

Quem sabe entre Lajeado e Arroio do Meio. Por mais ínfimos que sejam esses valores por quilômetro, será que os prefeitos vão assumir a bronca? Não por menos, nem todos os gestores municipais das cidades diretamente impactadas pelos pedágios da CCR ViaSul ou da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) participaram do fórum. Entre alguns prefeitos, não há tanta convicção sobre a relevância do free flow. Para alguns, é melhor seguir com o mesmo modelo. E, de preferência, com a praça bem distante.


TIRO CURTO

• Assim como a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela, Carine Schwingel, o Diretor de Trabalho da Sedis, Daniel da Silva, foi peça fundamental na consolidação do Ceiteq. E o trabalho dele chama a atenção de políticos da cidade e do Estado. Em visita ao Vale do Taquari, o deputado estadual Luciano Silveira (MDB) pediu ao prefeito Elmar Schneider (MDB) para convencer Daniel a concorrer a vereador em 2024. Ele já é filiado ao MDB

• O ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal ocorre no dia 24 de maio, às 11h, na sala da presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O movimento é uma proposição do deputado estadual, Airton Artus (PDT).

• Em Arroio do Meio, vereadores de oposição cobram mais agilidade do Executivo com relação aos pedidos e requerimentos encaminhados pelo Legislativo.

• Ainda em Arroio do Meio, o vereador Fernando Kuhn (MDB) afirma que os professores da educação infantil (30 horas) ganham cerca de mil reais a mais em Lajeado, se comparado ao valor pago em Arroio do Meio. Diante disso, salienta ele, grande parte fez concurso em Lajeado e os que foram chamados podem sair de Arroio do Meio.

• Na sexta-feira, representantes do PL no Vale do Taquari receberam a visita do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL). Eles almoçaram no Restaurante Panorâmico, em Lajeado. Em pauta, as eleições de 2024.

• Muito boa a iniciativa dos “feirões de emprego”, uma parceria entre municípios e FGTAS/Sine. A ação já percorreu Encantado e Estrela. No dia 31 de maio, será a vez de Teutônia. E as cidades de Lajeado e Arroio do Meio também já estão no radar.


Acompanhe
nossas
redes sociais