Vila temática exalta tradição em biscoitos

Westfália

Vila temática exalta tradição em biscoitos

Projeto faz referência à força local no segmento. Município busca se consolidar como referência no ramo

Por

Vila temática exalta tradição em biscoitos
Obra da Vila Temática Dossland iniciou nesta semana. Crédito: Alexandre Miorim
Westfália

Iniciou nesta semana a construção da Vila Temática Dossland. Alusivo à tradição local na produção de biscoitos, o espaço é construído para virar atração turística e oferecer uma nova área de lazer à comunidade. A vila está localizada próximo à prefeitura e ao Parque Municipal de Eventos.

O projeto inclui mini cabanas, forno colonial, passarela em madeira iluminada, jardinagem e iluminação com rede subterrânea. Neste primeiro momento, está em andamento a construção dos caminhos pavimentados, com acessibilidade a cadeirantes. A obra é executada pela Construtora Edil.

“A ideia é aproveitar esse espaço no Natal, na Páscoa, futuramente com a possibilidade de uma feira do produtor, em exposições culturais. Ele traz as características do município, como a arquitetura enxaimel e, claro, a produção de biscoitos”, descreve o coordenador de Esporte e Turismo, Lucas Schwarz. Segundo ele, é uma forma de colocar em evidência uma das vocações econômicas locais durante o ano inteiro.

“Terra do Biscoito”

Desde 2021, o município busca se consolidar como referência no setor. Com seis empresas no ramo e cerca de 200 pessoas empregadas, o intuito é estabelecer um título para enaltecer a força desse segmento.

Conforme Schwarz, a administração tenta em duas frentes esse reconhecimento. Uma delas é pela busca do registro da marca “Dossland” – que significa “terra do biscoito”, no idioma germânico local, o Platt –, via empresas especializadas na área.

Outra articulação é junto ao meio político, na câmara dos deputados. Em 24 de março, a deputada federal Denise Pessôa (PT) protocolou projeto para intitular a cidade como a “Capital Nacional Westfália-Dossland”.

O município também deu início a um projeto de resgate histórico-cultural em parceria com a Univates. O objetivo é obter mais informações sobre as origens dessa tradição.

Projeto prevê mini cabanas, forno colonial, passarela em madeira iluminada, jardinagem e iluminação com rede subterrânea. Crédito: Reprodução

Acompanhe
nossas
redes sociais