E o aspirante?

Opinião

Ezequiel Neitzke

Ezequiel Neitzke

Jornalista

Coluna esportiva

E o aspirante?

Por

No sábado passado ocorreu a primeira reunião para definir o Regional Aslivata 2023. O encontro teve a presença de dirigentes de 16 equipes. Engana-se quem pensa que a principal discussão foi a mudança no regulamento, com a liberação dos atletas na categoria titular. A categoria aspirante foi o assunto que dominou a conversa. O motivo? Diferente dos outros anos, não tem idade limite para jogar na categoria, apenas quem tiver 23 anos ou menos (nascidos em 2000 ou depois) podem ficar no banco de reservas da categoria titular.

Alguns dirigentes alegam que esse formato vai matar o futebol amador no futuro, pois não estamos formando mais jogadores para os clubes. Em partes até concordo com o pensamento dos mesmos, mas não é no Regional que essa mudança deve ser feita. A grande maioria dos campeonatos municipais do Vale tem o mesmo formato, com as idades liberadas, sem a exigência de um número X de jogadores sub-23, 21 ou outra categoria. Sou super a favor da mudança, dessa liberação de idade, pois vai fazer com que alguns atletas retornem para o domingo à tarde. Por outro lado, muitos “boleiros” que vão perder espaço nos titulares, vão ganhar mais oportunidades no aspirante.

Mudança boa

As mudanças no Regional vão fazer com que os valores cobrados por alguns atletas diminuam. Na temporada passada, vimos clubes gastando mais de R$ 1 mil com apenas um jogador para não deixar ele atuar com o rival. Fora os peladeiros, que mal sabem dar dois balõezinhos, ganhando cerca de R$ 300 para ficar sentado no banco de reservas para compor o grupo. Com a maior oferta de jogadores, os custos dos clubes diminuirão.

Atrações do Regional

Quem serões os principais jogadores nesta temporada no Regional Aslivata? Já tivemos em outros anos Tarcísio Flecha Negra, Carlos Miguel, Luís Mário, Iarley e Alê Menezes. Anderson Pico está atuando no municipal de Taquari, pode ser uma atração. E o Jean Pyerre? Depois do balão que deu no primeiro semestre, dificilmente alguém vai querer arriscar com o atleta. Minhas apostas ficam em alguns nomes como Nilmar, que quase atuou no Regional na temporada passada, Maicon, Douglas e Léo Moura.

Para ficar na história

O Circuito dos Vales/Uninter promove no próximo domingo, dia 28, a segunda etapa. O evento vai ficar na história das corridas do RS. Cerca de 1,3 mil atletas irão para Estrela participar da prova, algo inédito no Vale. As inscrições seguem abertas e encerram no domingo.

Acompanhe
nossas
redes sociais