Vacinação é aposta para reduzir sobrecarga no sistema de saúde

SAÚDE EM TEUTÔNIA

Vacinação é aposta para reduzir sobrecarga no sistema de saúde

Município orienta comunidade a se imunizar contra gripe para diminuir pressão nos postos e no hospital

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Maio de 2023 às 08:20

Vacinação é aposta para reduzir sobrecarga no sistema de saúde
Liberada à população geral desde segunda, procura por vacina aumentou nos postos em Teutônia. Crédito: Alexandre Miorim
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O aumento da procura aos postos de saúde devido a doenças respiratórias faz a administração municipal reforçar a campanha de vacinação contra a gripe influenza. A imunização está disponível em oito das nove unidades básicas e, desde segunda-feira, aberta a pessoas a partir de seis meses de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Conforme dados da secretaria municipal, houve aumento de 22% nas consultas médicas nos postos, entre o primeiro e o segundo bimestre deste ano. As consultas com pediatras registraram uma alta ainda maior, de 38,9%, no mesmo período. A estratégia consiste em ampliar a cobertura vacinal para reduzir a sobrecarga no Sistema de Saúde.

“Os postos de saúde hoje estão atendendo acima da capacidade”, afirma o secretário Juliano Körner. Ele cita o exemplo de segunda-feira, em que o Centro Avançado de Saúde de Canabarro acolheu 210 pacientes. Desses, 81 foram atendidos pelos médicos de demanda, contratados junto ao Hospital Ouro Branco (HOB), além dos atendimentos com especialistas já marcados. Os demais pacientes precisaram ser encaminhados a outras unidades ou tiveram a consulta reagendada.

Conforme Körner, a imunização contra a gripe é uma forma de evitar a sobrecarga na rede municipal e no HOB. “Orientamos a população a procurar os postos para fazer a vacina. É uma forma importante de prevenção, para que as pessoas não tenham os sintomas e não precisem de atendimento”, comenta.

Segundo dados disponíveis na plataforma “Influenza”, do Ministério da Saúde, de um público-alvo de 11.131 pessoas em Teutônia, a cobertura vacinal para gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores de saúde e professores está em 30,26%. Em nível nacional, o índice é de 32,29%; e no RS, de 37,02%. As informações foram atualizadas em 12 de junho. Meta é de 95%.

Além das ações de divulgação junto à comunidade, o projeto Ônibus da Saúde, que a cada dia visita uma localidade do interior diferente, também conta com doses do imunizante. Se a estratégia não surtir os efeitos esperados, a Secretaria da Saúde estuda uma busca ativa junto aos moradores pertencentes aos grupos de risco.

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus da gripe em circulação: influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B. Os pacientes devem levar a carteira de vacinação, documento de identidade e o cartão do SUS na Unidade de Saúde mais próxima. Não há necessidade de agendamento. Todas as UBS dispõem da vacina, com exceção da EAP de Vila Esperança.

Acompanhe
nossas
redes sociais