Atacante do Lajeadense afirma ter sofrido racismo em Santa Maria

Gauchão Série A2

Atacante do Lajeadense afirma ter sofrido racismo em Santa Maria

Atacante Ramon Tressoldi denunciou injúrias raciais após o jogo dessa quarta-feira contra o Inter-SM

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Maio de 2023 às 11:32

Atacante do Lajeadense afirma ter sofrido racismo em Santa Maria
Atacante chegou a procurar a arbitragem durante a partida para relatar o caso Foto: Caetano Pretto
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A derrota para o Internacional em Santa Maria não foi a única notícia ruim para o Lajeadense nessa quarta-feira, 17. Após o jogo, o atacante Ramon Tressoldi publicou uma nota no Instagram afirmando ter sofrido racismo por parte da torcida adversária.

Na publicação, diz. “Cada vez mais triste e indignado com o que tá se tornando o futebol, diante de tudo o que estamos passando diariamente, nessa luta contra o racismo, parece que está cada vez mais recorrente torcedores fazendo gestos racistas em estádios, porque simplesmente acham bonito ou querem chamar a atenção de alguém. No jogo de hoje contra o Inter-SM, vários torcedores se dirigiram a mim fazendo gestos racistas, imitando macacos toda vez que eu encostava na bola. Não estou aqui querendo palco, querendo atenção, acho que se nos calarmos isso nunca vai mudar, infelizmente. Fica aqui registrado minha nota de repúdio, e lembrar que mais uma vez isso acontece no futebol e nada vai ser feito. Sou negro, tenho orgulho de ser negro, nós vamos dominar o mundo e doa a quem doer.”

A Federação Gaúcha de Futebol publicou na manhã desta quinta-feira, 18, a súmula da partida. Nela, o árbitro Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo relata. “Informo que na volta do intervalo, antes do reinício da partida o atleta Ramon Tressoldi Netto, camisa 11 da equipe do Lajeadense se dirigiu ao 4º árbitro, senhor Matheus Souza Costa, questionando sobre como poderia inserir na súmula um caso de racismo. O 4º árbitro perguntou sobre o ocorrido e o atleta disse as seguintes palavras “Lá do outro lado (apontando para as arquibancadas opostas ao pavilhão social) me chamaram de negão macaco”. Então, o 4º árbitro lhe orientou que seria necessário lavrar um boletim de ocorrência. A resposta final do jogador supostamente ofendido foi “Então deixa”. Na sequência, o 4º árbitro complementou que caso ele recebesse alguma ofensa, que comunicasse imediatamente e paralisaríamos o jogo e tomaríamos as medidas cabíveis. Informo ainda, que não foi possível ouvir por qualquer membro da equipe de arbitragem as falas pelo atleta relatados. Além disso, não foi identificado nenhum ato posterior e tampouco fui informado de ocorrências seja por parte do atleta ou de qualquer outra pessoa.”

Após a partida, sabendo dos relatos, o Inter de Santa Maria publicou nas redes sociais. “O Internacional de Santa Maria desconhece o ato e não recebeu nenhuma denúncia ao decorrer da partida sobre o relato do atleta. O Inter SM reforça o seu repúdio a atos racistas e discriminatórios. Assim, como o seu compromisso em combater todo e qualquer ato de discriminação.”

Ainda não há um Boletim de Ocorrência sobre o caso. O Lajeadense foi procurado pela reportagem e ainda não se manifestou. A denúncia por parte de Ramon surge poucos dias após o massagista do Guarany de Bagé ter denunciado a torcida do Alviazul por injúria racial.

Acompanhe
nossas
redes sociais