Trem dos Vales vende 50% dos bilhetes 

TEMPORADA 2023

Trem dos Vales vende 50% dos bilhetes 

São esperados 45 mil passageiros para os 92 passeios pela Ferrovia do Trigo

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Maio de 2023 às 17:36

Trem dos Vales vende 50% dos bilhetes 
Foto: arquivo A Hora
Vale do Taquari

Cerca de 25 mil pessoas já garantiram bilhete para os passeios do Trem dos Vales da temporada 2023, o que representa 50% do total colocado à venda. A expectativa é receber 45 mil turistas para 92 passeios nesta edição, 10,8 mil ingressos a mais em relação a 2022.

Com a consolidação, os passeios comemorativos do Trem dos Vales já atraem turistas de diferentes partes do Brasil que buscam vivenciar experiências do Vale do Taquari sobre os trilhos. Entre os passageiros da edição 2023 estão visitantes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul e Ceará. Os gaúchos lideram a lista.

A expansão do trem vem sendo observada desde as primeiras edições. O coordenador do trem, Rafael Fontana, explica que “a cada temporada o número de bilhetes colocados à disposição aumenta, o que possibilita a incorporação de novos atrativos ao passeio”.

A novidade de 2023 são os combos, opções adicionais aos passeios que podem ser adquiridas pelos visitantes no momento da compra dos bilhetes e incorporadas aos roteiros. É possível adquirir ingressos pelo site tremdosvales.com.br ou pela central de atendimento no WhatsApp (44) 3307-9977. Cada bilhete adulto é vendido pelo valor de R$ 154,00, com exceção a crianças de colo entre 0 e 5 anos que não pagam.

Um passeio pela Ferrovia do Trigo

Em um trajeto de 46 quilômetros, a viagem apresenta 23 túneis e 15 viadutos, entre eles, o Viaduto 13, considerado o maior da América do Sul, com  143 metros de altura e 509 metros de extensão. Assim como o V13, o trem atravessa os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, que são atrações que garantem aos passageiros uma viagem repleta de aventuras – com a sensação de estar flutuando sobre eles.

Os roteiros ocorrem aos fins de semana, feriados e em alguns dias da semana, conforme calendário. Os passeios são realizados duas vezes ao dia: De Guaporé a Muçum, com saída às 9h, e de Muçum a Guaporé, com partida às 14h30min, com trajeto somente de ida. Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário.

“Em paralelo à organização das edições comemorativas, trabalhamos para tornar o Trem dos Vales um atrativo permanente na região, unindo a experiência do passeio às possibilidades oferecidas pelos atrativos da região”, destaca Fontana.

Trem da Imigração de volta em 2023

Idealizado em 2022, o Trem da Imigração volta ao Vale do Taquari neste ano com novidades: incorporando Muçum ao trajeto. A edição contempla ida de Muçum a Colinas, às 9h, e retorno de Colinas a Muçum às 14h30min. Os passeios acontecem nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de julho, passando por Roca Sales. Cerca de 30% do total de bilhetes já foram comercializados. A expectativa é receber 2 mil passageiros.

O trajeto tem cerca de 30 quilômetros e é percorrido com uma locomotiva diesel-elétrica – pelos trilhos entre a Ferrovia do Trigo e a Ferrovia Tronco Principal Sul (TPS), em um percurso que dura cerca de 2 horas. Os passeios são realizados duas vezes ao dia: Muçum – Colinas, com saída às 9h, e Colinas – Muçum, com partida às 14h30min.

Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário. O valor do passeio por pessoa é de R$ 129,00 e os bilhetes já estão à venda no site tremdaimigracao.com.br ou pelo WhatsApp (47) 3307-9977. O passeio também oferece combos com atrativos locais.

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.

Acompanhe
nossas
redes sociais