A administração municipal e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) estudam melhorias na RSC-453. Em duas agendas recentes em Porto Alegre com a direção da estatal e a Casa Civil do governo do estado, uma comitiva apresentou pedido de reformulação da rótula do acesso principal à cidade, bem como outras intervenções. As solicitações estão em análise pela estatal.
Conforme o vice-prefeito Clécio Spellmeier, são frequentes os acidentes e novas empresas se instalaram às margens da rodovia, o que demanda uma condição mais segura de tráfego. A principal sugestão é implantar uma pista de escape nas imediações, para que caminhões que descem a Serra possam dispor de um refúgio em caso de perda de freio.
Spellmeier explica que o plano é construir uma cancha de areia ou brita com paredão de pneus, a cerca de 700 metros do trevo. “A ideia é um refúgio, no pé da serra, para os motoristas que não conseguem mais parar”, propõe. Conforme o vice-prefeito, o dispositivo não implicaria em custos elevados e seria uma alternativa para diminuir os perigos no trecho.
Sinalização
A empresária Cláudia Sulzbach, proprietária da Metalúrgica Krabbe, localizada em frente à rótula, confirma a importância de providências para aumentar a segurança na via. Por ser ao final de uma grande descida, considera haver um risco iminente na rótula de Westfália. “Os acidentes que acontecem ali falam por si só sobre a necessidade de alguma melhoria”, comenta.
Cláudia reconhece o projeto de pista de escape para os caminhões como uma medida “fundamental para salvar vidas” e ainda defende melhorias quanto à sinalização da rodovia, de modo a deixar mais clara a condição de descida acentuada. “Boa parte dos acidentes envolve pessoas que não conheciam o trajeto”, analisa.
Sócia-proprietária da Luminatec, também situada junto à interseção, Daniela Klein, concorda com a necessidade de investimentos. “Muitas pessoas que vêm de cima, principalmente caminhoneiros, às vezes não conhecem e acabam tendo dificuldades”, observa.
Em análise
Contatada pela reportagem, a assessoria da EGR emitiu nota acerca dos pedidos do governo de Westfália. O órgão garante que construirá uma área de escape exclusiva para caminhões nas imediações da rotatória da RSC-453.
“Para isso, depende de uma liberação, por parte do município, de uma área localizada às margens da rodovia”, comunica a estatal. A EGR explica que, somente utilizando a área da faixa de domínio, não haveria espaço suficiente para a realização da obra. Sobre a reformulação da interseção, o órgão informa que está em análise e estudos internos.