EGR projeta pista de escape para caminhões na 453

RODOVIAS

EGR projeta pista de escape para caminhões na 453

Sugestão apresentada por comitiva municipal para melhorar segurança na rótula de acesso é analisada pelo órgão

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Atualizado quarta-feira,
17 de Maio de 2023 às 07:19

EGR projeta pista de escape para caminhões na 453
Município sugere adequações para reforçar segurança no trecho de acesso à cidade. Crédito: Alexandre Miorim
Westfália
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A administração municipal e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) estudam melhorias na RSC-453. Em duas agendas recentes em Porto Alegre com a direção da estatal e a Casa Civil do governo do estado, uma comitiva apresentou pedido de reformulação da rótula do acesso principal à cidade, bem como outras intervenções. As solicitações estão em análise pela estatal.

Conforme o vice-prefeito Clécio Spellmeier, são frequentes os acidentes e novas empresas se instalaram às margens da rodovia, o que demanda uma condição mais segura de tráfego. A principal sugestão é implantar uma pista de escape nas imediações, para que caminhões que descem a Serra possam dispor de um refúgio em caso de perda de freio.

Spellmeier explica que o plano é construir uma cancha de areia ou brita com paredão de pneus, a cerca de 700 metros do trevo. “A ideia é um refúgio, no pé da serra, para os motoristas que não conseguem mais parar”, propõe. Conforme o vice-prefeito, o dispositivo não implicaria em custos elevados e seria uma alternativa para diminuir os perigos no trecho.

Sinalização

A empresária Cláudia Sulzbach, proprietária da Metalúrgica Krabbe, localizada em frente à rótula, confirma a importância de providências para aumentar a segurança na via. Por ser ao final de uma grande descida, considera haver um risco iminente na rótula de Westfália. “Os acidentes que acontecem ali falam por si só sobre a necessidade de alguma melhoria”, comenta.

Cláudia reconhece o projeto de pista de escape para os caminhões como uma medida “fundamental para salvar vidas” e ainda defende melhorias quanto à sinalização da rodovia, de modo a deixar mais clara a condição de descida acentuada. “Boa parte dos acidentes envolve pessoas que não conheciam o trajeto”, analisa.

Sócia-proprietária da Luminatec, também situada junto à interseção, Daniela Klein, concorda com a necessidade de investimentos. “Muitas pessoas que vêm de cima, principalmente caminhoneiros, às vezes não conhecem e acabam tendo dificuldades”, observa.

Em análise

Contatada pela reportagem, a assessoria da EGR emitiu nota acerca dos pedidos do governo de Westfália. O órgão garante que construirá uma área de escape exclusiva para caminhões nas imediações da rotatória da RSC-453.

“Para isso, depende de uma liberação, por parte do município, de uma área localizada às margens da rodovia”, comunica a estatal. A EGR explica que, somente utilizando a área da faixa de domínio, não haveria espaço suficiente para a realização da obra. Sobre a reformulação da interseção, o órgão informa que está em análise e estudos internos.

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