Moradores cobram providências sobre  fiação na área central

ESTRELA

Moradores cobram providências sobre fiação na área central

No início da tarde de ontem, 15, um caminhão arrebentou parte da fiação na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Treze de Maio

Por

Atualizado terça-feira,
16 de Maio de 2023 às 13:40

Moradores cobram providências sobre  fiação na área central
Cabos soltos na calçada da rua Treze de Maio dificultavam a circulação e a entrada de clientes em uma agência bancária. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A falta de cuidados e manutenção nos cabos de telefonia e fibra óptica causaram transtornos no centro da cidade. No início da tarde de ontem, 15, um caminhão arrebentou parte da fiação na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Treze de Maio. A situação começou a chamar a atenção de moradores e pessoas que trabalham próximo ao local ainda na quarta-feira, 10, após um caminhão atingir os fios, mas sem rompê-los. Os cabos ficaram parcialmente soltos e suscetíveis a veículos mais altos.

Na sexta-feira, 12, funcionários de uma agência bancária e moradores de um prédio localizado entre as ruas protocolaram um pedido de providências junto ao Procon do município, vinculado à Secretaria de Administração e Segurança Pública. De acordo com o documento, empresas e edifícios estariam à perigo.

O caso foi encaminhado à operadora Oi, responsável pelo cabeamento em questão, que teria cinco dias úteis para se posicionar. No entanto, no dia útil seguinte os fios foram rompidos e geraram uma série de transtornos. O prejuízo inicial foi aos clientes da companhia, que ficaram sem acesso aos serviços.

Danos materiais

Um automóvel estacionado em frente à agência bancária teve a lataria danificada pelos cabos de aço também quebrados. “Vamos acionar a operadora de forma administrativa”, sinalizou a advogada representante do proprietário do automóvel. Funcionários do governo municipal relataram que não obtiveram sucesso em tentativas anteriores de contato com a Oi.

Além da dificuldade de acesso à instituição financeira, as câmeras de vigilância foram atingidas e necessitaram de reparo. “Havíamos alertado do risco que os cabos baixos representavam. Por sorte ninguém foi atingido, pois poderia gerar uma situação mais grave”, frisou Ivete Radaelli, gerente-administrativa da agência.

Responsabilidade das operadoras

A reportagem fez contato com a RGE, que concede espaço nos postes de energia elétrica para as instalações telefônicas e de internet. A companhia destacou, em nota, que emite notificações ao identificar eventuais irregularidades das ocupantes, mas que estas são responsáveis pela manutenção dos cabos e fios e “devem mantê-las regularizadas, observando as normas técnicas e regulatórias”.

Acompanhe
nossas
redes sociais